Estudantes de Engenharia Civil realizam estágios na Itaipu Binacional

13 de março de 2018

As acadêmicas Juliana Velasquez, Paola Külzer e Laura Alpe, do curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo, realizaram seus estágios curriculares na Itaipu Binacional. Com o objetivo de compreender o funcionamento prático de uma grande empresa, as estudantes atuaram em diferentes setores, no lado brasileiro e no lado paraguaio da Usina.

 

A experiência de Juliana Velasquez aconteceu em Foz do Iguaçu, em julho de 2016. Ela participou do programa de estágio de férias da Itaipu, atuando na área de segurança de barragens. “Foi incrível poder ver o funcionamento de uma obra tão grande. São muitos setores, muito espaço para conhecer. O estágio me possibilitou contato com uma realidade muito maior do que seria possível ver em uma visita técnica”, explica a estudante.

As estudantes Paola e Laura estiveram estagiando no período de férias, em dezembro de 2017, janeiro e fevereiro de 2018. Elas atuaram em Hernandarias, no Paraguai, nas áreas de obras e desenvolvimento.

Para Paola, o estágio mudou sua perspectiva de trabalho, pois a atuação com os paraguaios possibilitou a compreensão de um lado mais humano das pessoas. “Todos meus colegas eram muito cordiais, respeitosos, receptivos com as pessoas. Foi a principal diferença que percebi. A engenharia em si é bastante similar”, afirma. Ela atuou no setor de projetos e fiscalização, durante o período do estágio.

A estudante conta que, por ser uma empresa muito grande e completa, a Itaipu sempre realiza o investimento em novos projetos.  “Tínhamos academia, aeroporto, bancos, refeitório e até zoológico na empresa. São muitas áreas diferentes de atuação”, relata Laura, que atuou focada na área de estradas.

Durante a experiência, Laura e Paola atuaram em projetos para hospitais, lavanderias comunitárias e até uma jaula de tigre para o zoológico. “Pudemos realizar diversas ações focando na comunidade. No Paraguai é muito forte a questão de retorno para a comunidade, talvez por ser um país que ainda precisa bastante”, ressalta Paola. Assim, elas puderam conhecer obras ainda previstas, como a maior obra social da América Latina, o Bairro San Francisco, em Asunción.

Além da atuação no Paraguai, as estudantes também participaram de uma visita técnica no laboratório de concretos do lado brasileiro da Usina, e ainda acompanharam a fiscalização de um projeto para certificação de sustentabilidade.