Professora e orientandas do Direito palestram no Dia Internacional da Mulher

9 de março de 2018

A professora doutora Rosângela Angelin e suas orientadas Neusa Schnorrenberger (mestrado em Direito) e Carina Caetano de Oliveira Quines (graduação em Direito) palestraram dia 8 de março para mulheres no município de São Pedro do Butiá. Elas abordaram diversos temas sobre empoderamento das mulheres, Movimentos de Mulheres, Direito Previdenciário e violência.

O evento foi uma promoção da Emater-Ascar, conveniada com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, com parceria da Prefeitura Municipal de São Pedro do Butiá.

Para a professora Rosângela, “este momento partilhado com as mulheres e com as orientandas é muito significativo. A Universidade tem o compromisso não somente com ensino e a pesquisa, mas também com a extensão universitária, que nos coloca diretamente com a realidade social. Para nós que somos da área do Direito e, academicamente pesquisamos sobre temas envolvendo minorias e direitos humanos, é de fundamental importância conhecer a realidade, ir ao encontro dela e aprender com ela.  A URI, por meio de seus cursos, realiza trabalhos fantásticos junto à sociedade, possibilitando aos estudantes um contato direto com as realidades. Esse contato propicia reflexões críticas e instiga a criatividade de nossas/os estudantes diante das situações reais e, sobretudo, exercita a alteridade, que, sem dúvida, é uma das formas mais efetivas de humanização.”