Farmácia realiza aula inaugural com grupo do Estágio em Saúde

7 de março de 2018

Estudantes do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo participaram, nesta segunda-feira (5), da aula inaugural de Estágio em Saúde Coletiva. Os acadêmicos realizarão os estágios curriculares no contexto do SUS – Serviço Único de Saúde na cidade de Santo Ângelo, e receberam orientações com os profissionais da equipe de saúde do município durante a aula inaugural.

A acolhida dos alunos e professores no serviço ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O Coordenador da Atenção Básica, odontólogo Mário Vieira Marques Neto, apresentou a estruturação da atenção Básica em Saúde no município, da proposta de reorganização deste, com a ampliação da oferta de saúde através da implantação de um NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, um projeto que vem sendo trabalhado na atual gestão.

Sobre o campo da Assistência Farmacêutica, as farmacêuticas Rita Simone Simon Alencastro, Maria de Fatima Fensterseifer e Giovana Graziela de Aguiar Sartori, falaram sobre os diferentes setores de atuação no município. O engenheiro agrônomo Ubirajara Alencastro falou sobre o setor da Vigilância Sanitária e, por fim, o psicólogo Carlos Alberto Soares da Silva deu seu relato sobre o serviço de ouvidoria do SUS.

“Esta disciplina de estágio está centrada em um novo modelo de cuidado prestado pelos farmacêuticos, vanguarda na profissão farmacêutica, que alinha rapidamente o Curso de Farmácia às novas diretrizes curriculares alicerçadas no desenvolvimento de habilidades e competências profissionais”, afirma a professora Cristiane Kratz, que, juntamente com os professores Karine Libardoni, Tiago Bittencourt e Vera Andrade, é responsável pela disciplina.