Recém graduado em Psicologia já inicia mestrado na UFSC

15 de fevereiro de 2018

Graduado em Psicologia na URI Santo Ângelo em janeiro deste ano, Eslen Delanogare já inicia o mestrado em Neurociências na Universidade Federal de Santa Catarina, após ter sido aprovado em 3º lugar e devendo desenvolver sua pesquisa com bolsa da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

A respeito de seu projeto, Eslen explica que vai atuar “no Laboratório de Neurociências e Comportamento no Departamento Ciências Fisiológicas, no Centro de Ciências Biológicas da UFSC. Minha pesquisa é na área de neuropsicobiologia e terá a orientação do professor doutor Eduardo Luiz Gasnhar Moreira. A pesquisa tem como ponto central avaliar as alterações metabólicas e comportamentais induzidas pela administração crônica de frutose (xarope de milho rico em frutose) em modelos experimentais in vivo (roedores), especialmente no que diz respeito à memória e ao comportamento. Além disso, objetiva verificar possíveis ações protetoras de alguns polifenois”.

O futuro mestre revela que seu plano é seguir a carreira acadêmica, aprofundando cada vez mais os conhecimentos sobre o comportamento humano. “No mestrado utilizarei modelos animais, sempre buscando a translação para modelos humanos. A escolha da frutose é devido ao seu exagerado consumo atualmente, especialmente em produtos industrializados – refrigerantes. Atualmente se tem uma enorme e consolidada massa de estudos com fortes evidências sugerindo que o consumo de açúcar em quantidades elevadas contribui para problemas na cognição, especialmente na memória e no comportamento. A ideia partiu de estudos prévios associando o alto consumo de frutose com a Doença de Alzheimer. A ideia da pesquisa é colaborar com esses achados prévios e tentar encontrar um composto com ação protetora, isto é, verificar a ação da frutose no metabolismo periférico e central dos roedores e tentar protegê-los com algum composto previamente selecionado da literatura”.

A URI teve grande influência na sua aprovação, observa Eslen. “Tive a oportunidade de realizar pesquisa em Iniciação Científica, sob orientação da professora Giana Brum Vendruscolo, quando aprendi os fundamentos da metodologia de pesquisa e, principalmente, os desafios da pesquisa em campo. Além disso, a participação em eventos científicos ocupa uma boa parcela do que é preciso para realizar o objetivo de seguir na área acadêmica”.

Eslen conclui afirmando que “sem dúvida, a organização que tive com meus estudos foi fundamental para a aprovação no mestrado. Aprendi que a organização e a constância são os segredos para alcançar o que se deseja”.