Agronomia da URI adquire nova semeadora para ampliar projetos de pesquisa

26 de janeiro de 2018

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo adquiriu, nesta semana, uma Semeadora de Parcelas Experimentais. O equipamento, em um modelo usado especificamente em centros de pesquisa, foi adquirido especialmente para evoluir o andamento dos projetos de pesquisa desenvolvidos na AEA – Área Experimental Agronômica.

Conforme relata o professor Vitor Cauduro Girardello, a Semeadora Semeato 3, da MaquinasSB, exige como quantidade mínima para a semeadura, 10 gramas de sementes. “O equipamento possibilita que realizemos o plantio em poucos metros, mas com precisão. Os estudos poderão ser feitos em parcelas pequenas, de três a cinco metros, o que otimiza os projetos de pesquisa”, afirma o professor. A regulagem da máquina possibilita a variação de culturas em parcelas com até um metro de comprimento.

Com a nova máquina, o professor Girardello já prevê o uso tanto em culturas de verão, quanto nas de inverno: “Poderemos dar sequência e criar novos projetos de pesquisa, com soja, milho, aveia, nabo, pastagens e leguminosas forrageiras”. Para ele, a aquisição da semeadora possibilita autonomia para a Universidade, principalmente nos projetos da área experimental. O investimento no equipamento foi de cerca de R$ 70 mil. No inverno, a previsão é de ampliação da área para desenvolvimento de pesquisa. “Com a semeadora, complementamos nossos equipamentos: o curso de Agronomia já tem um trator MF 292, estação meteorológica e equipamentos para estudos topográficos”, ressalta Girardello.

Atualmente, a Área Experimental Agronômica da URI Santo Ângelo realiza projetos de pesquisa em culturas de girassol, trigo mourisco, milheto, sorgo forrageiro, soja e milho.