Curso de Farmácia apresentou experiências exitosas no Fórum de Educação Farmacêutica

30 de novembro de 2017

 

O Conselho Regional de Farmácia – CRFRS.realizou dia 25 de novembro, na PUCRS em Porto Alegre, o I Fórum Gaúcho de Educação Farmacêutica, I Fórum Gaúcho de Preceptores e Residentes de Farmácia e o XII Fórum dos Coordenadores de curso de Graduação em Farmácia do RS.

O coordenador do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, professor Tiago Bittencourt de Oliveira, foi convidado a apresentar os trabalhos interdisciplinares do curso, metodologia ativa de educação que vem sendo realizada desde 2013. As atividades do curso da URI ganharam grande destaque nacional com o prêmio Jayme Torres, conquistado pela aluna Andressa Dias da Silva e as professoras Cristiane de Pellegrin Kratz e Briseidy Marchesan Soares.

O professor Tiago esclarece que “a organização do trabalho interdisciplinar, onde as disciplinas do quinto semestre se reúnem em torno de um tema, focando especialmente em uma ação de extensão na comunidade, é um exemplo exitoso de metodologia ativa no curso de farmácia. O trabalho está sendo tão bem feito que uma dessas atividades ganhou prêmio nacional promovido pelo CFF”.

Durante a manhã, o fórum teve nove apresentações de experiências exitosas nos eixos da graduação, residência (multiprofissional e uniprofissional) e pós-graduação (strictu e lato sensu). Segundo Tiago, o que chama a atenção são as experiências com metodologias ativas, onde os professores estão usando a criatividade para mudar os modelos de ensino.

À tarde, o fórum continuou com o painel: “Como avaliamos e como somos avaliados?” A atividade pontuou os desafios na graduação, residência e pós-graduação, com exposições de Ester Dalla Costa (UEL), Selma Castilhos (UFF) e Stela Rates (UFRGS). A avaliação é um dos temas mais recorrentes para os docentes de todos os níveis, e como vivemos tempos onde a formação não se dá totalmente num modelo ortodoxo, a avaliação também não pode ser baseada em modelo ortodoxo.