Ciências Biológicas divulgou suas pesquisas na 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas e 1ª Feira da Agrobiodiversidade

29 de novembro de 2017

  

  

O curso de Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo participou da 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas e 1ª Feira da Agrobiodiversidade, promovida pela URI Erechim, sede do evento.

Esta Reunião Técnica é evento tradicional que ocorre anualmente em vários locais do Rio Grande do Sul. Neste ano, priorizou três eixos de discussão: plantas medicinais e conservação da diversidade biológica e cultural; plantas medicinais na atenção básica; plantas medicinais e cadeia produtiva.

O evento contou com a participação de extensionistas da Emater, que realizaram atividades durante o evento, além de pesquisadores reconhecidos em suas áreas de atuação como a Dra. Cláudia Petry (UPF), Dra. Silvane de Souza Roman (URI Erechim), Dr. Jean Carlos Budke (URI Erechim), Alécio dos Passos Santos (Farmácia Viva Itinerante), Remi Osvino Weirich (ICMBio) e Dr. Glauco de Kruse Villas Bôas (Fiocruz).

A URI Santo Ângelo participou com quatro acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas, que apresentaram resultados de suas pesquisas voltadas às plantas medicinais da Região. As pesquisas e respectivos autores são:

“Plantas de uso medicinal para problemas respiratórios utilizadas no munícipio de Sete de Setembro” e “Uso medicinal da família botânica Lamiaceae a partir de um estudo etnobotânico em Sete de Setembro”, ambas de autoria da bióloga Franciele, egressa da URI Santo Ângelo e da professora Nilvane Ghellar Müller.

“Trilha ecológica como atividade promotora do ensino da botânica e divulgação de plantas Bioativas”, de autoria dos acadêmicos de Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo Denilson da Silva Machado, Peter Willian dos Santos Aguiar e Jéssica Kreis de Oliveira.

“Comercialização de produtos elaborados a partir de plantas medicinais em farmácias de Santa Rosa, RS – Apresentação Oral”, de autoria da professora Nilvane Ghellar Müller e do acadêmico Denilson da Silva Machado;

“Efeitos da Utilização da linhaça na dieta cotidiana: Uma revisão integrativa – Apresentação” de autoria dos acadêmicos Denilson da Silva Machado, Jordana Gabriele Vetorato, Ilson Júnior Ghellar e professoras Nilvane Ghellar Müller e Nair Dahmer;

“Quantificação de Cristais de oxalato de cálcio em batata-doce (Ipomoeae batatas)” de autoria do acadêmico Denilson da Silva Machado e professora. Nilvane Ghellar Müller.

Mirtáceas presentes nos espaços públicos de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul – Apresentação” de autoria dos acadêmicos Denilson da Silva Machado, Peter Willian Santos de Aguiar e professora Nilvane Ghellar Müller.