Congresso Internacional na área de Gestão prossegue até sexta-feira

26 de outubro de 2017

Teve início na manhã desta quinta-feira, 26, na URI Santo Ângelo, o III Congresso Internacional de Gestão Estratégica e Controladoria de Organizações, realizado pelo Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações.

Tendo como tema “Inovação, Controladoria e Redes Interorganizacionais”, o evento prossegue até amanhã, 27, com palestras e apresentação de trabalhos.

A abertura do Congresso teve mesa de trabalho com a presença da diretora Administrativa da URI Santo Ângelo, Berenice Rossner Wbatuba; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações, professor Vilmar Antonio Boff; a coordenadora do Cigeco, professora Neusa Gonçalves Salla; o presidente do Sindilojas, Gilberto Aiolfi e o prefeito de Entre Ijuís e presidente da AMM Brasil Sartori.

  

 

Ao dar as boas-vindas, a diretora Berenice Rossner Wbatuba agradeceu a todos que acolheram o convite do evento, evidenciando a presença de reopresentantes de empresas, cooperativas, entidades de classe.

Em sua fala, a diretora observou que as boas notas conquistadas em avaliações recentes do MEC consagram a URI como Universidade de referência na preparação de profissionais aptos a contribuir com a sociedade. “Só a educação pode mudar a vida de uma pessoa, de uma comunidade, de um país. É neste contexto que desejamos um evento muito proveitoso a todos”.

  

Na sequência, a coordenadora do evento, professora Neusa Gonçalves Salla manifestou-se, dizendo que “a Universidade exerce forte influência na região, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Nós esperamos que os debates e palestras aqui realizados auxiliem na ampliação da compreensão dos desafios que nos aguardam. Desejamos que a participação neste Congresso, por meio de trabalhos, contribua com avanços de pesquisas na área de gestão e controladoria”.

    

A primeira conferência, intitulada “Inovação, Controladoria e Redes Interorganizacionais no Cooperativismo” teve como conferencistas os professores doutores Jaime Peixoto Stecca e Vitor Kochhann Reisdorfer, ambos da Universidade Federal de Santa Maria e a professora Daiana Mariela Pozzi Stevenson, da Universidade Nacional de Misiones, Argentina. Como debatedor, atuou o professor doutor Daniel Knebel Baggio, da URI.

À tarde, acontece apresentação de trabalhos em salas de aula do prédio 6 e à noite, a partir das 20h, o tema “Responsabilidade Social das Organizações” será abordado pelo professor doutor Sady Mazzioni, da Unochapeco, tendo como debatedoras as professoras doutoras Neusa Gonçalves Salla e Rosane seibert, da URI Santo Ângelo.

O III CIGECO prossegue amanhã, 27, com conferências e apresentação de trabalhos.