Semana Acadêmica de Administração e Ciências Contábeis debate inovação, controladoria e redes interorganizacionais

24 de outubro de 2017

Iniciou nesta segunda-feira (23), a 48ª edição da SEMACO – Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da URI Santo Ângelo. Com o tema “Inovação, Controladoria e Redes Interorganizacionais”, o evento visa promover a integração entre os dois cursos, além do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, parceiro na promoção das atividades. Palestras, minicursos e atividades de integração estão previstas até o dia 27 de outubro, no campus da URI Santo Ângelo.

Na abertura do evento, a coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas, professora doutora Rosângela Angelin, destacou a importância da integração das áreas na construção do conhecimento. “O que causa o diferencial da ciência é a gente ousar, fazer diferente, encontrar soluções diferentes das já dadas”, afirmou.

A cerimônia de abertura da Semana Acadêmica também teve participação dos professores Neusa Gonçalves Salla, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, e Bernardo Both, coordenador do curso de Administração. Ambos destacam as mudanças pela qual o mercado de trabalho está passando, bem como a necessidade de estar atento às inovações. Além disso, agradeceram aos empresários locais, pela parceria na execução das atividades. O ato de início da SEMACO contou com a participação do presidente do Sindilojas, Gilberto Aiolfi.


A primeira palestra proferida foi “O campo não está para vacas”, proferida pelo engenheiro civil e consultor do Sebrae – RS, Ismar Panigas. Ele falou sobre mudanças de comportamento e relação com a tecnologia, além de citar algumas das transformações no contexto estadual.

Nesta terça-feira (24), a SEMACO terá a realização dos minicursos Canvas, Governança Corporativa, Jogos Cooperativos, Oratório e Apresentação de Trabalhos, Como se Comportar em uma Entrevista e Inovando com Startups.

Para quarta-feira (25), será realizada a palestra “O mundo pede novas organizações”, com a professora doutora Cláudia Coser, com doutorado e mestrado na área de Estratégia e Organizações. Na quinta-feira (26), a palestra será “Responsabilidade Social nas Organizações, com o professor doutor Sady Mazzione, mestre em Ciências Contábeis e doutor em Ciências Contábeis e Administração.

A SEMACO encerra na sexta-feira (27), com a palestra “Estratégias Competitivas e Inovação”, com José Luiz Munhóz.