Reitor enfatiza fortalecimento da Pesquisa e Extensão na URI

19 de outubro de 2017

 

O reitor da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli disse na abertura do 23º Seminário Institucional de Iniciação Científica (23º SIIC), realizado em Erechim dias 18 e hoje, 19, que chegava ao evento com dois sentimentos: um de emoção e o outro de dever cumprido. Sobre este, de acordo com Spinelli, quando assumiu a reitoria tinha a clareza que alguns eventos deviam ser fortalecidos e um deles era o SIIC. “Tivemos alguns momentos de turbulência e o evento até correu um certo risco por questões de logística, mas promovendo mudanças no modelo de sua realização, injetamos energia nova para que o SIIC não só continuasse, como também tivesse vida longa”. Por tudo isso, observou que chegava ao 23º SIIC com o sentimento de “dever cumprido”. Como este pode ser o último SIIC de Spinelli na condição de reitor, ele próprio salientou que isto lhe dá mais alegrias considerando as dificuldades superadas para a manutenção e continuidade do evento na URI.

De acordo o reitor, ver o ginásio de eventos da URI Erechim repleta de jovens ocupados nas áreas de pesquisa e extensão é motivo de alegria. “Cada vez estou mais convicto. O ensino só terá sentido se nós, enquanto universidade, conseguirmos incrementar bons espaços de pesquisa e extensão. A chama da vida se mantém acesa na universidade pela pesquisa e extensão, sem desmerecer o ensino”, observou ao desejar a todos um ótimo evento que também oportuniza o fortalecimento dos laços de fraternidade entre seus participantes.

O pró-reitor de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação, Giovani Palma Bastos, destacou a grande evolução na pesquisa e na extensão da universidade. Nesse sentido reconheceu o esforço das direções reservando e destinando recursos para pesquisar.

Segundo o pró-reitor o desafio da universidade brasileira é a inovação tecnológica. “O Brasil ocupa um lugar medíocre nesta área. Precisamos parar de importar e começar a desenvolver produtos e serviços para o mercado que gerem valor para alguém”. Segundo Giovani, a construção de uma universidade não se faz sem pesquisa e extensão. “Para termos ensino de qualidade precisamos desta construção, e mais do que isto, propiciar ao nosso aluno que faça parte deste processo e de seu crescimento. O grande papel da Universidade é gerar impactos positivos e melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade”. Salientou que no evento da quarta-feira, 18, a URI recebeu 600 trabalhos de pesquisa e cerca de 800 inscritos de todos os câmpus.

O diretor da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, também deu ênfase aos progressos nas áreas de pesquisa e extensão na URI. “Trata-se da melhoria da vida das pessoas”. Observou ainda que no câmpus podiam ser visitadas ao longo do dia duas exposições: uma sobre Outubro Rosa e a outra denominada 11ª Primavera dos Museus.

TECNOLOGIA PARA DIVULGAR O CONHECIMENTO

A seguir foi realizada a conferência “Comunicação Científica: como sua carreira deve depender disso”, pelo dr. Atila Iamarino, do canal Nerdologia, do You Tube. O conferencista é biólogo com doutorado em microbiologia e pós-doutorando pela Universidade de São Paulo e pela Yale University, dos Estados Unidos. Também possui diversos artigos científicos publicados na área.

O palestrante mostrou aos participantes a importância da tecnologia na divulgação do conhecimento, especialmente das pesquisas realizadas desde a iniciação científica. Para exemplificar, citou o seu caso, no canal Nerdologia, do You Tube, onde analisa, com muitos outros cientistas, as pesquisas realizadas por ele e seu grupo de pesquisadores, como o público em geral pode ter acesso e entender a importância do trabalho realizado pela ciência em benefício do ser humano. Apresentou aos acadêmicos e pesquisadores presentes, o seu tempo de estudante, desde a graduação em Biologia até o pós-doutorado nos Estados Unidos, observando como seus estudos podem ajudar numa melhor compreensão do público leigo a respeito de doenças transmitidas pelo mosquito nas diversas regiões do país e que têm causado grande preocupação à saúde pública. Por isso, salientou, quanto mais informações forem repassadas ao público, melhor será a compreensão a respeito disso. E as redes sociais servem justamente para esse fim.

Durante todo o dia foram apresentados cerca de 600 trabalhos científicos, mostrando o destaque que a área vem conquistando na URI por seus professores, pesquisadores e alunos. O encerramento do Seminário premia as melhores pesquisas na iniciação científica e extensão.

Concomitante com o 23º Seminário Institucional de Iniciação Científica foi realizado o XXI Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação e o XV Seminário de Extensão. O objetivo geral dos eventos é oportunizar espaço de socialização, conhecimento e integração de pesquisa e extensão entre a URI e outras Instituições de Ensino Superior (IES), comunidade regional, nacional e internacional.

Estiveram ainda presentes ao evento o pró-reitor de Ensino, Arnaldo Nogaro, o pró-reitor de Administração, Nestor Henrique De Cesaro, a diretora acadêmica da URI Erechim, Elisabete Zanin, o coordenador do SIIC, Marcelo Mignoni, o coordenador do Comitê de Ética no Uso de Animais do Câmpus, Amito José Teixeira, a Coordenadora do Comitê Interno de Avaliação de Projetos de Extensão, Raquel Lorenzi, o Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Claodomir Antônio Martinazzo,  professores, pesquisadores e alunos da URI e de outras IES.