Mestrado e Doutorado em Direito promovem 10º Congresso de Multiculturalismo, Direitos Humanos e Cidadania

17 de outubro de 2017

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito- Mestrado e Doutorado da URI Santo Ângelo, promove, até o dia 18 de outubro, o X Congresso de Multiculturalismo, Direitos Humanos e Cidadania, o III Seminário Cátedra Luis Alberto Warat, e a V Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos. O evento é realizado em parceria com a PUC/RS, a Unisinos, a Universidade de Buenos Aires, a Universidade de Passo Fundo, a Universidade do Vale do Itajaí, a Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade Federal de Santa Maria, além do apoio do curso de graduação em Direito da URI Santo Ângelo.

Na abertura do evento, realizada nesta segunda-feira (16), o coordenador do programa de Pós-Graduação em Direito, professor doutor João Martins Bertaso, falou sobre a missão dde formar pesquisadores hábeis para o bem prático, mas prontos para colaborar com o mundo.

O diretor-acadêmico da URI Santo Ângelo, professor doutor Marcelo Paulo Stracke, reforçou a busca da Universidade pela excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão, como transformadores da realidade.

A primeira noite teve como palestras Hospitalidade e a globalização da indiferença no percurso biopolítico dos refugiados”, com o professor doutor Gustavo Oliveira de Lima Pereira, da PUCRS; e “Para sair do “pot au noir” na questão migratória”, com o professor doutor José Luiz Bolzan de Morais, da Unisinos. A mediação foi do professor André Copetti.

Na terça-feira (17), as palestras da manhã foram: “Conflitos ambientais nas bacias metropolitanas da Grande Buenos Aires, no contexto da Bacia do Rio de La Plata”, com o professor doutor Mariano Ferro, da Universidade de Buenos Aires; e “Direitos Fundamentais no plano subnacional: uniformidade e diferença na tutela de direitos”, com o professor doutor Marcelo Labanca Côrrea de Araújo, da Universidade Católica de Pernambuco. No turno da tarde, foi realizada mostra de trabalhos nos grupos: “Cidadania, Direitos Culturais e Minorias Socioetnicas”; “Movimentos Sociais e Direitos Humanos”; “Igualdade, Diferença e Gênero”; “Conflitos, Democracia e Constituição”; “Imigração, Interações Regionais e Multiculturalismo”; “Democracia, Política e Cidadania”; “Mediação em Luis Alberto Warat: alteridade e autonomia”; e “Biodiversidade e Políticas Públicas”.

A noite de terça-feira teve as palestras “O resgate necessário do feminino perdido”, com a professora mestre Carolina Suptitz, da Faculdade de Direito de Santa Maria; e “Sociobiodiversidade e Direitos Humanos”, com o professor doutor Luiz Ernani Bonesso, da UFSM. A mediação foi do professor doutor Leonel Severo Rocha, da URI.

A quarta-feira (18), terá a seguinte programação:

Das 8h30 às 11h – palestras: “Policontexturalidade e Constitucionalismo Global”, com o professor doutor Paulo Roberto Ramos Alves, da UPF. “Derecho humano al agua: ¿ciudadanía restringida o plena? El caso de las demandas contra Argentina ante el CIADI sobre agua potable y saneamento”, com o professor doutor Javier Echaide, da Universidade de Buenos Aires.

Das 13h30 às 17h30 – Oficina de Direitos Cátedra Luis Alberto Warat, com os professores Leonel Severo Rocha, André Copetti Santos, Alcebíades de Oliveira Junior e João Martins Bertaso.

Das 19h30 às 22h30, no auditório do prédio 13 – palestras “Os Desafios da Democracia e dos Direitos Humanos numa Sociedade Multicultural”, com o professor doutor Marcos Leite Garcia – Univali-UPF – Universidade do Vale do Itajaí; Limitação de Direitos Fundamentais no Brasil: um estudo sobre Regras, Princípios e Ponderação, com o professor doutor Paulo de Tarso Brandão – Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI; a mediação é da professora doutora Thami Covatti Piaia.