Seminário na URI debateu 100 anos da Revolução Russa e da Constituição Mexicana

17 de outubro de 2017

 

O Grupo de Pesquisa CNPQ “Direitos de Minorias, Movimentos Sociais e Políticas Públicas” (vinculado ao PPGD da URI), Curso de Graduação em Direito (URI), Curso de Psicologia (URI), SINPRO/RS e 9º Núcleo do CPERS Sindicato promoveram na noite de segunda-feira, 16, o Seminário “Implicações Sociais e Jurídicas dos 100 Anos da Revolução Russa e da Constituição Mexicana de 1917”.

O evento envolveu debates acerca de temas sobre o Estado Moderno e seus problemas, que fizeram emergir movimentos sociais contestadores e de resistência contra políticas estatais, sendo capazes de mudar toda a configuração de Estados, como foi o caso da Revolução Russa, que abriu caminhos para uma nova visão de Estado, baseada no que hoje conhecemos por Estado de “Bem-Estar Social”. A Revolução Mexicana de 1910, que deu origem à Constituição Mexicana de 1917, da mesma forma, só que na América Latina, foi um marco importante do constitucionalismo social.

O debate buscou analisar criticamente pontos positivos e negativos destes dois marcos históricos que ainda hoje influenciam o cotidiano brasileiro.

A palestra foi ministrada pelo professor doutor Antônio Inácio Andrioli , da UFFS de Chapecó e na sequência, atuaram como debatedores o professor doutor Osmar Veronese, a professora doutora Rosângela Angelin, o professor mestre José Vicente Alcântara e o professor mestre Amílcar Guidolin Vitor.