Acadêmicos da URI aprovam artigos no Congresso Brasileiro de Informática na Educação

26 de setembro de 2017

Carlos Eduardo Pes Gomes, Juliano Pires Soares, John Lenon da Silva e Cassiano Gens, acadêmicos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo, sob orientação da Professora Cristina Paludo Santos, tiveram seus artigos aprovados em um dos mais conceituados eventos do país: o. Congresso Brasileiro de Informática da Educação.

  

Os trabalhos aceitos foram desenvolvidos na disciplina Laboratório de Sistemas de Informação, ministrada pela professora e cursada no 7º semestre. O trabalho desenvolvido por John e Cassiano insere-se no contexto de iniciação à programação. É voltado para o público infantil e tem como objetivo o desenvolvimento do pensamento computacional. Já o trabalho de Juliano e Carlos apresenta o jogo Desafio dos 5S, voltado ao público infantil e que tem por objetivo ensinar, reforçar e incentivar as crianças à prática de hábitos saudáveis fazendo uso da filosofia japonesa referenciada como Programa 5S.

O Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), de caráter internacional, que busca promover e incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação. Assim, visa a promoção de discussões e soluções para melhorias na educação com o apoio de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Do ponto de vista da professora Cristina Paludo, “a publicação de artigos é, sem dúvida, um dos elementos mais relevantes da atividade acadêmica. Por meio da publicação, a comunidade acadêmica pode conhecer novos assuntos e ter contato com autores, pesquisadores e instituições de pesquisa. Isto só tem a acrescentar no desenvolvimento profissional do aluno”.