URI sediou Seminário de Políticas Públicas em Fitoterapia

21 de setembro de 2017

 

O curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Ministério da Saúde e 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, auxiliou na realização, dia 12 de setembro, do Seminário de Políticas Públicas Nacionais e Estaduais para Plantas Medicinais, Fitoterapicos e Fitoteraopia.

Participaram do evento na URI, profissionais de diferentes áreas, entre eles gestores de saúde, profissionais de saúde, alunos de graduação dos cursos de saúde e interessados na implantação da fitoterapia no SUS. Estiveram presentes representantes de mais de 12 municípios da região, entre eles, farmacêuticos, médicos, enfermeiros, terapeutas, agentes comunitários de saúde, gestores de saúde, além de professores e alunos da URI.

 

A palestrante foi a mestre Silvia Beatriz Costa Czermainski Farmacêutica, Sanitarista, Especialista em Saúde, Coordenadora da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares e da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos na SES/RS. Silvia explanou sobre a formulação e intersetorialidade destas políticas públicas, a sua situação atual, desafios, perspectivas e a importância da Fitoterapia como Prática Integrativa na Atenção Básica em Saúde para melhorar a saúde dos usuários, além de abordar/exemplificar/contextualizar outras Práticas Integrativas e Complementares. Ela destacou que existem planos para ampliar esta política no estado.

Durante o evento também foi apresentado, pela Farmacêutica do município de Santo Ângelo, Rita Simone Alencastro e pelo Professor do Curso de Farmácia da URI, Leandro Nicolodi Francescato, as atividades e os resultados obtidos no projeto com auxílio financeiro do SCTIE/MS, realizado em parceria, que visa a estruturação da Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no âmbito da Atenção Primária em Saúde no Município de Santo Ângelo.

Os organizadores agradecem aos participantes e se colocam à disposição para troca de informações e experiências na área.

O professor Leandro destaca que as parcerias entre diferentes municípios, secretarias municipais e equipes são fundamentais para a criação, o fortalecimento e a consolidação da Fitoterapia como prática terapêutica no SUS.

As próximas atividades do projeto envolvem a capacitação de alguns profissionais de saúde de Santo Ângelo e da comunidade, orientando para o uso racional de plantas medicinais e distribuindo algumas mudas de plantas medicinais.