Acadêmicos de Ciências Biológicas participam de Encontro Internacional de Ecologia e Conservação

19 de setembro de 2017

Estudantes do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado da URI Santo Ângelo participaram, nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, do I Encontro Internacional de Ecologia e Conservação, na URI Erechim. Os acadêmicos apresentaram trabalhos desenvolvidos no curso, em diversas áreas.

A professora doutora Nilvane Ghellar Müller, uma das orientadoras dos trabalhos, destaca a necessidade do estímulo para que os estudantes desenvolvam as pesquisas dentro e fora da sala de aula. “Quando instigados e orientados aqueles que apreciam tais atividades, as assumem ao mesmo tempo que integram as tarefas com alguns dos seus colegas, de modo a aprimorar a capacidade de trabalhar em grupo, além de gerar ganhos em termos de aprendizado”, afirma. Para a coordenadora do curso, profa. Maria Lorete T. Flores reforça que a área de Ciências Biológicas área envolve um leque muito grande nas possibilidades de atuação profissional voltadas a questões ambientais.

Foram apresentados os trabalhos “Gestão e conservação de pteridófitas em um fragmento de mata”, de Denilson da S.  Machado, Peter W. dos S. Aguiar, Jordana G. Vettorato, Nilvane T. Ghellar Müller; “Trilha ecológica como instrumento de educação ambiental na área verde da URI – campus de Santo Ângelo – RS”, de Alexandre Schneider Hillesheim e Maria Lorete Thomas Flores; “Diversidade de coleópteros em um fragmento urbano de Mata Atlântica no município de Santo Ângelo, RS”, de Jordana G.  Vettorato, Guilherme M. Manske, Rodrigo V. dos Santos, Ângela D. H. N. Vieira; “Entomofauna edáfica de um fragmento de Mata Atlântica”, de Bruna Amaral da Costa, Daine Rodrigues Bettker, Denilson da Silva Machado, Peter de Aguiar, Sâmia Leticia Reolon da Cruz, Briseidy Marchesan Soares; “Diversidade de invertebrados edáficos em um fragmento florestal de Mata Atlântica em Santo Ângelo- RS”, de Jordana G.  Vettorato, Guilherme M. Manske, Rodrigo V. dos Santos, Ângela D. H. N. Vieira; “Artropodofauna do sub-bosque de um fragmento de Mata Atlântica no município de Santo Ângelo/RS”, de Rodrigo Santos, Berlise G. Krüger, Denilson da S. Machado, Josiane C. Becker, Micheli M. Müller, Patricia da S. Hepp, Patricia Sieben, Paula C. Barcellos, Ângela D. H. N. Vieira; “Estudo da comunidade de macroinvertebrados em riachos de áreas agrícolas e de áreas florestadas”, de Juliane De Barros Meireles, Rodrigo Valdecir dos Santos, Juliane de Barros Meireles e Briseidy Marchesan Soares; “Qualidade das águas de riachos com mata ciliar preservada e riachos em áreas agrícolas da região das Missões”, de Rodrigo Valdecir dos Santos, Juliane Meireles e Briseidy Marchesan Soares; “Diversidade de famílias de Pteridófitas em um fragmento de mata atlântica no município de Santo Ângelo, RS”, de Jordana Gabriele Vettorato, Clarisse da Silva Rodrigues, Jani Luana Rambo Giehl, Guilherme Schneider Senger, Nilvane T. Guellar Müller.