Palestra de abertura do 3º EMiCult destaca o patrimônio cultural das Missões

24 de agosto de 2017

A herança cultural das Missões Jesuíticas foi o foco da primeira noite de atividades do 3º EMiCult – Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura. O evento iniciou nesta quarta-feira (23), na URI Santo Ângelo, com debates, apresentações artísticas, palestras e lançamento de livros. 

O EMiCult é organizado pelo OMiCult – Observatório Missioneiro de Atividades Culturais e pelo CCM – Centro de Cultura Missioneira da URI. A realização é do Mestrado e Doutorado em Direito e Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, da URI; e do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa – Universidade Federal do Pampa. O Encontro conta ainda com a parceria do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, URI São Luiz Gonzaga, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

Cerca de 250 pessoas participam das atividades, que iniciaram no período da tarde, com debates em diferentes áreas, como nos grupos de trabalho: Gestão, economia e políticas culturais; História, Patrimônio e Arquitetura; Comunicação e Indústria Criativa; Educação e Arte; Gastronomia, Turismo e Sustentabilidade; Direito, Cidadania e Cultura.

A primeira noite de palestras iniciou com apresentações artísticas do grupo Gana Missioneira e da esquete “A origem do Milho”, que integra o espetáculo Cobra Grande, do Grupo Teatral A Turma do Dionísio.

Na abertura do evento, o coordenador geral do EMiCult, professor Joel Guindani, destacou a expansão do Encontro, que dobrou o número de participações desde sua primeira edição. “Tivemos diversas parcerias construídas na realização deste evento interinstitucional”, afirmou.

Para o diretor-acadêmico da URI, professor Marcelo Stracke, o EMiCult traz uma importante integração da Universidade com a cultura da região: “É uma contribuição histórica muito grande para o local onde a Universidade está inserida”.

A palestra de abertura teve como tema “Informação, comunicação e herança cultural nas Missões Jesuíticas”, e foi ministrada pela arquiteta alemã e doutora em Computação Anja Pratschke, da USP – Universidade de São Paulo. Conjuntamente, a professora Nadir Damiani, coordenadora do CCM e do 3º EMiCult, falou sobre Patrimônio Cultural.

Para a professora Nadir, o patrimônio é uma herança que faz parte do cotidiano de todos, mas que por vezes passa despercebido. “O patrimônio é algo que temos que ver, observar e valorizar. É nosso ponto de referência, nossa identidade”, destacou. Ela reforçou a relação do patrimônio com as demandas turísticas na região, lembrando que o trabalho de uma minoria se preocupa com a memória e a defesa de seus bens representativos.

A professora Anja destacou os diferentes aspectos das reduções jesuíticas, reforçando a importância de se compreender estes empreendimentos como um conjunto. Ela apresentou um mapeamento da região das Missões, salientando o sistema integrado composto pelos povos da Argentina, Brasil e Paraguai.

Para a pesquisadora da USP, o papel da universidade é fundamental para que haja o reconhecimento desta realidade, principalmente focando-se em aspectos da educação patrimonial e o gerenciamento do patrimônio. “Precisamos pensar em uma proposta de integração das rotas jesuíticas, para que este complexo seja entendido como unificado. A universidade deve pensar em modos mais experimentais”, afirmou. Ela também apresentou o trabalho desenvolvido com educação patrimonial transdisciplinar realizado na fazenda Pinhal, em São Paulo, e falou sobre a integração do patrimônio com os campos processual, político e tecnológico.

Na manhã desta quinta-feira (24), o EMiCult continua com Mesa de Pesquisadores, com debates dos professores Charlise Paula Colet Gimenez (URI Santo Ângelo), Tiago Costa Martins (OMiCult – Unipampa), Leandro Daronco (IFFar – Santo Ângelo), Lívio Arenhart (UFFS – Cerro Largo) e mediação da professora Marcela Guimarães (Unipampa).

À tarde, recomeçam as atividades dos GTs (Grupos de Trabalhos), e haverá sessão da 1ª Mostra Audiovisual EMiCult. A palestra de encerramento do 3º EMiCult tem como temática “Onde está o nosso Patrimônio Cultural?”, com o arquiteto Marcelo Brito, doutor em Gestão Urbana e diretor do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; com o líder do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, Jerson Fontana. A mediação será do professor Amilcar Guidolim, da URI Santo Ângelo. Também está prevista apresentação do Coral da Aldeia Guarani Tekoá Pyau.

[wonderplugin_slider id=”72″]