Mestrandos em Gestão Estratégica participam de evento em Novo Hamburgo

21 de agosto de 2017

Os mestrandos do programa de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações Ivete Linn Ruppenthal, Fabrício Desbessel e Fernanda Klein Both, sob orientação do professor Dr João Serafim Tusi da Silveira, participaram da 2ª edição do Simpósio Gaúcho de Engenharia de Produção – SIGEPRO, realizado na FEEVALE, em Novo Hamburgo. Eles apresentaram o artigo “Teorias das Filas para dimensionamento de atendentes em empresa de software”, produzido na disciplina de Métodos Quantitativos em Administração.

O evento foi organizado pelo NUGEEP – Núcleo Gaúcho de Estudantes de Engenharia de Produção, e realizado nos dias 17 e 18 de agosto. O objetivo foi disseminar o conhecimento da Engenharia, principalmente no que se refere à produtividade e competitividade no estado do Rio Grande do Sul.

O artigo aprovado teve como objetivo dimensionar o número adequado de atendentes de suporte em uma empresa de software, baseado em cálculos matemáticos da Teoria das Filas. O problema de pesquisa foi determinar quantos atendentes de suporte seriam necessários para não haver acúmulo de chamados em espera.