Professor da URI publica trabalhos em congressos na Alemanha e no Chile

27 de julho de 2017

O professor Alexandre dos Santos Roque, docente dos Cursos de Computação da URI Santo Ângelo, teve dois artigos aceitos em importante congresso internacional na Alemanha. Os trabalhos foram apresentados no 15º IEEE International Conference on Industrial Informatics – INDIN 2017, na cidade de Emden na Alemanha no período de 24 a 26 de julho.

O primeiro trabalho intitulado “Modeling faults in communication protocols based on an aspect-oriented method” aborda a modelagem de falhas em fases iniciais de projeto dos Sistemas Embarcados Críticos de Tempo Real, que operam sob protocolos de comunicação industriais, especificamente no contexto de aplicações da indústria automotiva. O segundo trabalho foi publicado em co-autoria com pesquisadores da UFRGS e da Alemanha, intitulado “Ontology-driven IoT code generation for FIWARE”.

A conferência internacional INDIN 2017, é um importante evento internacional que discute com a comunidade científica os principais avanços na área de automação e controle, destacando o caminho para a chamada Indústria 4.0, considerada a nova revolução industrial, onde a computação embarcada contribui e proporciona cada vez mais o desenvolvimento de processos inteligentes, a conectividade de máquinas que cooperam entre si de forma autônoma, agregando conceitos emergentes como o da Internet das Coisas (IOT – Internet of Things).

No mês de outubro de 2016, o professor Alexandre também publicou e apresentou dois trabalhos em outra importante conferência internacional na Universidade de Talca, no Chile, o IEEE International Conference on Automática – ICA-2016 e XXII Congress of the Chilean Association of Automatic Control ACCA-2016. Um dos trabalhos intitulado “Communication Analysis in CAN Networks under EFT injection” faz parte de sua tese de doutorado, e o outro, intitulado “Fuzzy Control Methodology For Continuous Passive Motion Equipment” representa resultados de estudos realizados no âmbito do grupo de pesquisa INTEC vinculado aos cursos de computação da URI.

As publicações fazem parte da pesquisa de doutorado em Engenharia Elétrica, do programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFRGS, e também do grupo de pesquisa INTEC dos Cursos de Computação da URI. O professor enfatiza a sinergia entre as áreas de Engenharia e Computação no desenvolvimento de avanços tecnológicos nos dias atuais. Alexandre destaca o importante apoio da URI Santo Ângelo no aperfeiçoamento e qualificação de professores, que agrega valor e excelência ao ensino e pesquisa da instituição.

O coordernador dos cursos de computação, Denílson Rodrigues da Silva, que também cursa doutorado com apoio da instituição, observa a importância dos conhecimentos e experiências adquiridas com publicações nacionais e internacionais, que reconhecem, valorizam e elevam o nível dos cursos da URI Santo Ângelo.

Na área de Informática, a URI Santo Ângelo oferece os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informações.