Curso de Farmácia da URI capacita em Plantas Medicinais e Fitoterápicos

19 de julho de 2017

O professor doutor Leandro Nicolodi Francescato e suas alunas Kelly Helena Kühn e Bruna Dutra, do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, finalizaram mais uma etapa do projeto de extensão que busca ampliar a disponibilidade e o uso racional de produtos fitoterápicos na Atenção Básica no município de Santo Ângelo.

O projeto, que está sendo realizado com o apoio da farmacêutica Simone Alencastro da Farmácia Básica da Secretaria Municipal de Saúde do município de Santo Ângelo, é resultado de uma parceria entre a administração municipal e a URI, estabelecida pelo professor do curso de Farmácia.

As atividades do projeto realizadas até o momento buscaram auxiliar na aquisição de material bibliográfico, na elaboração de material de consulta e informativos, além da seleção de novos produtos fitoterápicos para serem disponibilizados no SUS.

As principais atividades do projeto envolveram as capacitações realizadas para os dispensadores das duas farmácias comunitárias, para os dentistas e para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Buscou-se nas atividades, desmistificar a fitoterapia, orientar para o uso racional, a prescrição e a dispensação adequada de plantas medicinais e produtos fitoterápicos.

Para o próximo semestre, estão previstas ainda outras capacitações para médicos, ACS e população, com assuntos vinculados à Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Segundo o professor Francescato, “busca-se, com este projeto, a ampliação do arsenal terapêutico fitoterápico no SUS, a redução do consumo de medicamentos, a capacitação dos profissionais de saúde e o aumento do conhecimento da equipe da Atenção Básica e da comunidade em Fitoterapia (plantas medicinais e fitoterápicos), contribuindo para o uso racional destes produtos e a melhoria da qualidade de vida dos usuários do SUS de Santo Ângelo”.

O professor ressalta que o apoio de todos os envolvidos foi muito importante para o sucesso das atividades realizadas, e espera que a continuidade do projeto nos próximos semestres seja ainda mais exitosa.