Encontro na URI aborda Patrimônio Cultural

26 de junho de 2017

O EMiCult – Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares em Cultura questiona, em sua terceira edição, “Onde está o nosso Patrimônio Cultural?”. O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores, artistas, produtores culturais e a comunidade para refletir e debater as atividades criativas e culturais no contexto regional.

As ações acontecem nos dias 23 e 24 de agosto, com palestras, debates, lançamento de livros e mostra de trabalhos, no campus da URI Santo Ângelo. A novidade deste ano é a 1ª Mostra Audiovisual EMiCult, com exibição de vídeos com a temática Patrimônio Cultural.

Conforme relata a coordenadora do CCM – Centro de Cultura Missioneira e uma das organizadoras do evento, professora Nadir Damiani, a temática deste ano vem complementar um debate que já vinha sendo realizado. “O EMiCult vem em uma sequência de temas relacionados à cultura e ao patrimônio, que percebemos que a população desconhece. É importante se manter viva a história e a memória histórica”, afirma a professora.

A professora Nadir explica que Patrimônio Cultural pode ser considerado todo bem, tangível ou intangível, deixado como herança histórica: “Pode ser desde as ruínas da Igreja de São Miguel, com toda a representação da história de quem fez, da época em que fez, como uma receita de um pão diferente, um doce, deixado por uma avó ou bisavó”. Ela aponta que muitas vezes essas culturas acabam se perdendo, porque as pessoas não passam adiante seu conhecimento e a memória se perde.

Foram mais de 170 trabalhos inscritos para os Grupos de Trabalho, em seis diferentes temáticas: Gestão, economia e políticas culturais; História, Patrimônio e Arquitetura; Comunicação e Indústria Criativa; Educação e Arte; Gastronomia, turismo e sustentabilidade; Direito, Cidadania e Cultura. As inscrições para ouvintes no 3º EMiCult continuam até 17 de agosto, no valor de R$ 25, pelo site omicult.org/emicult/.

Entre os destaques da programação está a palestra de abertura, com a temática “Informação, comunicação e herança cultural nas Missões Jesuítas”, ministrada pela arquiteta alemã e doutora em Computação Anja Pratschke, da USP – Universidade de São Paulo, juntamente com a professora Nadir Damiani. A mediação será do professor doutor Joel Felipe Guindani, da Unipampa.

A palestra de encerramento do EMiCult, com a temática “Onde está o nosso Patrimônio Cultural”, será com o arquiteto Marcelo Brito, doutor em Gestão Urbana e diretor do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; juntamente com o líder do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, Jerson Fontana. A mediação será do professor Amilcar Guidolim, da URI Santo Ângelo.

O EMiCult é organizado pelo OMiCult – Observatório Missioneiro de Atividades Culturais e pelo CCM. A realização é do Mestrado e Doutorado em Direito e Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, da URI Santo Ângelo; e do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Unipampa – Universidade Federal do Pampa. O Encontro conta ainda com a parceria do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, URI São Luiz Gonzaga, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul e UFSM – Universidade Federal de Santa Maria.

O 3º EMiCult tem a seguinte programação:

Quarta-feira – 23 de agosto

12h – Credenciamento
14h – Apresentação de trabalhos nos GTs
14h30 – Sessão 1ª Mostra Audiovisual EMiCult (paralela ao GTs)
18h – Lançamento de livros

19h30 – Abertura do Evento – Palestrante tema: Informação, comunicação e herança cultural nas Missões Jesuítas. Professora Anja Pratschke (USP) e Professora. Nadir Damiani (Uri – Santo Ângelo). Mediação: Professor Joel Guindani (Unipampa)
21h – Encerramento

Quinta-feira – 24 de agosto

8h30 – Apresentação de trabalhos nos GTs
10h – Intervalo
10h30 – Mesa de pesquisadores regionais
12h30 – Intervalo para almoço
14h30 – Apresentação de trabalhos nos GTs

14h30 – Sessão 1ª Mostra Audiovisual EMiCult (paralela ao GTs)
19h30 – Palestra de encerramento: Onde está o nosso Patrimônio Cultural? Marcelo Brito (IPHAN) e Jerson Fontana (Turma do Dionísio). Mediador: Professor Amilcar Guidolim

20h30 – Premiação 2ª Mostra Científica – Premiação 1ª Mostra Audiovisual
21h – Encerramento