No ‘Dia do Orgulho Gay’, URI vai ao Brique da Praça propor respeito entre as diferenças

26 de junho de 2017

 

A URI Santo Ângelo marcou presença no Brique da Praça no domingo, 25, por meio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Enfermagem, Diretório Central de Estudantes e Diretórios acadêmicos de Psicologia e Arquitetura, além de Grupos de Estudos que atuam com temas voltados a questões de gênero e violência.

O objetivo foi dar visibilidade a uma causa que, apesar de antiga, ainda registra situações lamentáveis de discriminação, preconceito, violência e mortes: o direito de viver como gay, lésbica, transexual, bissexual.

Antes do Show das Onze, com voz e violão da intérprete Tais Matzembacher, a professora Luana Almeida, do curso de Direito, dirigiu-se aos frequentadores do Brique observando que “não estamos aqui para impor ideias ou conceitos. Nós convidamos todos a refletir e questionar acerca de uma realidade lamentável: a violência contra pessoas diferentes. Se olharmos a natureza em volta, veremos que há muito mais diferenças do que semelhanças. O mesmo acontece com os seres humanos. Mas apesar disso, temos dificuldade em conviver com pessoas ditas diferentes. Nós não defendemos que as diferenças tenham que ser aceitas. O que realmente precisa, é haver respeito. O respeito que evita discriminação, violência e até mortes”.

No espaço ocupado pela URI, o curso de Enfermagem realizou alguns procedimentos de sua área, bem como o de Educação Física fez aferição de IMC (índice de massa corporal) RCQ (relação cintura/quadril). Para reforçar os objetivos de divulgar a causa LGBT, um grupo de jovens do Interact Clube propôs unir-se à URI, conforme mostra a foto.

ORIGEM DA DATA

O Dia do Orgulho LGBT foi criado e é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade LBGT contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais, que acabavam por ser presos e sofrer represálias por parte das autoridades.

A partir deste acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito. A Revolta de Stonewall Inn é tida como o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX. Atualmente, em diferentes países do mundo acontecem mobilizações em torno da causa nessa data, sejam passeatas, shows, caminhadas – tudo buscando gerar compreensão e respeito entre todos os indivíduos.