Assembleia Gaúcha homenageou os 25 anos da URI

23 de junho de 2017

No Grande Expediente da sessão plenária da tarde de quinta-feira (22), o deputado Gilmar Sossella (PDT) homenageou os 25 anos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). “Uma instituição que se dedica diariamente a formar cidadãos éticos e competentes, inseridos na comunidade regional, e capazes de construir o conhecimento e promover a cultura, a fim de desenvolver a consciência coletiva na busca contínua da valorização e solidariedade humanas”, disse o parlamentar.

O deputado lembrou o período em que foi prefeito de Tapejara e presidente da Associação de Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), quando comandou missão à Itália com a participação da universidade, em busca de desenvolvimento e investimento à região. Conforme Sossella, a dedicação da URI vai além do conhecimento universal inerente à instituição universitária, caracterizando-se pela capacidade de conhecer, refletir e transformar a realidade regional. “E transformar por meio da educação é algo que nós, trabalhistas, buscamos diariamente, inspirados nos ensinamentos do nosso sempre saudoso líder Leonel de Moura Brizola”, referiu o orador.

Instrumento de liberdade
O deputado enalteceu a atuação de Brizola, que elegeu a educação como pilar central de suas administrações, tanto no Rio Grande do Sul como no Rio de Janeiro. “Ele via a educação como um instrumento de liberdade”, disse. Com base nisso, “sempre se empenhou em criar escolas e a combater a erradicação do analfabetismo”, continuou.

No Rio Grande do Sul, conforme Sossella, foram criadas, nos quatro anos do governo Brizola, 5,9 mil escolas primárias, 278 escolas técnicas e 131 ginásios, colégios e escolas normais, totalizando 6,3 mil novos estabelecimentos de ensino. Foram abertas 688.209 matrículas e admitidos 42.153 professores. “E se Brizola aproximou o ensino por meio da expansão das escolas na rede pública, a URI levou o ensino universitário às regiões do Alto Uruguai e Missões, por meio do seu conceito multicampi e comunitário”, observou o parlamentar.

A instituição possui campi em Erechim, Santo Ângelo, Frederico Westphalen, São Luiz Gonzaga, Cerro Largo e Santiago, informou Sossella. Segundo ele, diferente das universidades públicas, mantidas pelo governo, e das privadas, que visam ao lucro, a URI é uma universidade comunitária, marcada pelo forte vínculo com as comunidades onde está inserida. “Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, as universidades comunitárias são autênticas instituições públicas não estatais, elas não possuem dono”, afirmou. Trata-se de uma instituição de caráter filantrópico, mantida com mensalidades e recursos de projetos de pesquisa e extensão, segundo ele.

História
Fundada em 19 de maio de 1992, a URI conta atualmente com um complexo de seis unidades, oito departamentos, 34 cursos de graduação, com 86 opções de oferta de ingresso, 47 cursos de pós-graduação lato sensu, sete mestrados e dois doutorados, 92 grupos de pesquisa, 342 bolsas de iniciação cientifica implementadas na graduação e 54 no ensino médio. São mais de 1,2 mil professores, 912 funcionários, mais de 15 mil alunos na graduação e pós-graduação, mais de 2,2 mil alunos nas seis Escolas de Educação Básica, mais de 90 mil pessoas atendidas por seus programas de extensão, um acervo bibliográfico superior a 215 mil títulos e 424 laboratórios. Está presente em 120 municípios gaúchos das regiões Norte e Nordeste do Estado, mantendo convênios e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais.

O parlamentar destacou que a URI é uma das quatro universidades do Rio Grande do Sul que foram recentemente escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC) para abrigar um curso de Medicina. Segundo ele, está pronta para receber o curso em Erechim, com toda a estrutura o que o MEC exige. “Esta conquista reforça a referência que a URI possui na área da saúde, por meio dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, entre outros”, disse. “Sem dúvida alguma, a URI está comprometida com políticas públicas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida da população nas comunidades onde está inserida”, declarou. Ele finalizou seu discurso desejando “Vida longa à URI”.

Em apartes, associaram-se à homenagem os deputados Catarina Paladini (PSB), Silvana Covatti (PP), Altemir Tortelli (PT), Ciro Simoni (PDT), Missionário Volnei (PR) e Aloísio Classmann (PTB).

Presentes à homenagem, o reitor da URI, Luiz Mario Silveira Spinelli, os pró-reitores Giovani Palma Bastos e Nestor Henrique De Cesaro, o  prefeito de Frederico Westpaheln, José Alberto Panosso, o representando da Câmara de Vereadores de Erechim, Gilson Serafini; os diretores gerais da URI São Luiz Gonzaga, Dinara Bortoli Tomasi; de Santiago, Francisco Assis Górski; o diretor Acadêmico da URI Santo Ângelo, Marcelo Paulo Stracke; a diretora Acadêmica da URI Frederico Westphalen, Elisabete Cerutti, e o diretor administrativo da URI Erechim, Paulo Roberto Giollo.

Do câmpus de Santo Ângelo, Francisco Carlos Pinto Rodrigues representou os professores; Elton Vicente Lenz representou os funcionários e Marcelo Posser, estudante de Pós-graduação, representou o corpo discente.

(Marinella Peruzzo – MTE 8764 | Agência de Notícias – Edição: Celso Bender – MTE 5771 – Foto: Wilson Cardoso)