Grupo Viva a Vida conscientiza sobre Violência contra a Pessoa Idosa

20 de junho de 2017

O projeto Viva a Vida, que realiza atividades de promoção da vida ativa e saudável com grupos de terceira idade na URI Santo Ângelo, realizou no dia 13 de junho uma atividade relativa ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A atividade foi focada em dar visibilidade e importância ao reconhecimento e enfrentamento da violência contra os idosos. Um painel, com a delegada da Delegacia da Mulher Luciana Cunha da Silva, com a responsável pela assistência social no CREAS, Jussara Dewes e com a coordenadora da área de Ciências Humanas da URI Santo Ângelo e professora Lizete Dieguez Piber.

Conforme relata a coordenadora do projeto Viva a Vida, professora Marli Johann é importante promover uma reflexão a respeito das condições da população idosa, que tem sofrido severas violações de direitos ao longo da história. Ela relata que as principais formas da violência contra o idoso têm características psicológicas, físicas e financeiras. A discriminação contra a pessoa idosa é a principal causa dos maus tratos. “Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável. Dar poder aos idosos por meio de informações e conscientização é um instrumento eficaz para combater os maus tratos”, afirma.

O grupo Maturidade Ativa do SESC de Santo Ângelo também participou da atividade.