Violência, Cultura e Sistema Prisional é tema de Seminário na URI dia 22

20 de junho de 2017

Promover um diálogo entre diversos segmentos da sociedade, a fim de chamar a atenção para a realidade do sistema prisional gaúcho é o objetivo geral do Seminário: Violência, Cultura e Sistema Prisional”, que acontece quinta-feira, 22, com a Mostra de práticas e projetos, numa promoção da URI Santo Ângelo e SUSEPE.

Entre os objetivos específicos, estão promover palestras do tema proposto, trazendo aos participantes oportunidade de debate acerca dos assuntos em questão; divulgar o trabalho realizado pelos Técnicos Superiores Penitenciários e demais servidores da SUSEPE, do cotidiano dos presídios, que visam atender os princípios da Lei de Execução Penal às penas privativas de liberdade; divulgar projetos de pesquisa, ações extensionistas e intervenções realizadas pela Universidade nas temáticas propostas para o evento.

A inscrição deve ser feita com antecedência, no site da Uri (www.santoangelo.uri.br) e não tem taxa. Os organizadores solicitam doações de sabonete, creme dental, escova de dentes ou aparelho de barbear.

Coordenado pela professora mestre Lizete Dieguez Piber, o Seminário desenvolverá a seguinte programação:

Dia 22 de junho

8:30- Abertura

9:00 – Palestra “Violência e cultura punitivista” – Dr. Pedro Pacheco (Dr. em Psicologia pela PUC/RS, professor da URI/Santiago)

10:30 – Mostra de Práticas e Projetos URI

13:30 – Mostra de Práticas e Projetos – SUSEPE – Tratamento Penal

15:00 – Mesa – O Ministério Público e o Sistema Prisional – Dr. Gilmar Bortolotto (Procurador de Justiça e Coordenador do Núcleo de Apoio à Fiscalização de Estabelecimentos Prisionais – Porto Alegre); A Defensoria Pública e o Sistema Prisional – Dr. André Girotto (Defensor Público da Comarca de Ijuí). Mediação do Mestre Luiz Alberto Brasil Simões Pires Filho (URI/Santo Ângelo)