Professores da Engenharia Civil são convidados a participar de publicações internacionais

9 de junho de 2017

Dois professores do curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo foram recentemente convidados a registrar suas pesquisas em importantes publicações internacionais.

O professor mestre Boris Casanova Sokolovicz recebeu convite para publicar na “Modern Enviromental Science Engeneer”, dos Estados Unidos, com previsão de circulação em fevereiro de 2018.

A pesquisa intitulada “Interação Solo-Estrutura em Fundações Escavadas sem Lama e Microestacas”, de autoria do professor Boris e seu orientando Jairson Ribeiro da Silva, havia sido apresentada no Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geoténica, em 2016, em Minas Gerais.

Já o professor mestre Gustavo Martins Cantarelli recebeu convite de publicação sueca do evento “Advanced Materials Congress”, a ser realizado de 4 a 8 de fevereiro de 2018, em Singapura. A pesquisa “Análise da Resistência à Compressão do Concreto diante da adição de Nanotubos de Carbono”, de autoria do professor Cantarelli e de suas orientandas Marina Munaretto Copetti e Silvane Santos Silva havia sido publicada no Congresso Brasileiro de Concreto, realizado em 2016.

Em ambos os casos, explicam os professores, as publicações internacionais “descobrem” as pesquisas ao avaliarem os anais de congressos em diferentes países. Boris e Cantarelli observam que para a URI Santo Ângelo e sobretudo para o curso de Engenharia Civil, o convite é de enorme importância, pois ambas as publicações ocupam o topo da lista internacional em suas respectivas áreas.

Na opinião do Coordenador do Curso de Engenharia Civil, mestre Nelson Seidler, “publicações internacionais como estas dos professores Bóris e Gustavo merecem nosso reconhecimento e mais uma vez mostra para a comunidade regional a importância da pesquisa, do desenvolvimento de novas tecnologias, para o bem-estar da humanidade. Pode-se destacar também o curso de Engenharia Civil da URI por se manter entre as instituições brasileiras e internacionais como parceira do desenvolvimento de novas tecnologias, reconhecidas por organismos internacionais. Parabéns, professores, pelo vosso brilhante trabalho”.