Professor Del’Olmo participa de Congresso Internacional e visita Corte Interamericana de Direitos Humanos

30 de maio de 2017

 

O professor Florisbal de Souza Del’Olmo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Direito e da Graduação da URI, participou do 6º Encontro Internacional do CONPEDI, realizado em San José da Costa Rica, no período de 23 a 25 de maio, tendo como temática central Direitos Humanos, Constitucionalismo e Democracia na América Latina e no Caribe.

O magno evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), instituição que agrega professores e pesquisadores em Direito de todo o Brasil, com a missão de incentivar e promover estudos jurídicos e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação em Direito no Brasil. Contou com a parceria da Universidade Nacional da Costa Rica (UNA) e da Universidade da Costa Rica (UCR), bem como apoio do Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH).

No Grupo de Trabalho Democracia, processos de paz e desarmamento: desafios políticos e jurídicos – coordenado pelo próprio Presidente do CONPEDI, professor doutor Raymundo Juliano Feitosa e pelo professor doutor Dr. Armando Albuquerque, da UFPA – Del´Olmo apresentou trabalho seu e da professora doutora Charlise Gimenez, intitulado O Resgate da Humanidade pelo Acordo de Paz: o Conflito entre as Forças Armadas Revolucionárias e o Estado Colombiano.

O conclave contou com a presença de cento e cinquenta estudiosos brasileiros e maciça participação de professores e pós-graduandos da Costa Rica, Espanha e diversos outros países. O professor Del´Olmo teve oportunidade de assistir a uma audiência pública da Corte Interamericana de Direitos Humanos, atualmente presidida pelo magistrado brasileiro professor doutor Roberto de Figueiredo Caldas, quando foi julgado o Caso Omeara Carrascal e outros versus Colômbia.