3º ENPI na URI: Só criar e inovar não resolve. É preciso se apropriar, para ser um país soberano

22 de maio de 2017

A URI Santo Ângelo sediou, dias 18 e 19 de maio, o III Encontro Nacional de Propriedade Intelectual, numa realização conjunta da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual, URI Santo Ângelo e Instituto Federal Farroupilha-Santo Ângelo.

Na abertura do evento, ocuparam as mesa dos trabalhos, o Pró-reitor de Pesquisa da URI, Giovani Palma Bastos, o Diretor-Geral do câmpus de Santo Ângelo, Gilberto Pacheco,  o Diretor-Acadêmico Marcelo Stracke, a Assessora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Gloria Marinho, a presidente da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual, Suzana Leitão Russo, o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto federal Farroupilha, Arthur Frantz, a Diretora Geral do IFF-Santo Ângelo, Rosane Pagno e o coordenador do evento, Antônio Vanderlei dos Santos.

O Diretor Acadêmico Marcelo Stracke deu as boas-vindas aos participantes observando que “a Universidade comemora seus 25 anos com este evento de grande importância, cujo tema merece nossa atenção, uma vez que quem cria e produz, quer proteger. Academia, setor empresarial e governamental estão envolvidos aqui. Todos teremos muito a aprender”.

Em sua manifestação, o Pró-reitor do IFF Arthur Frantz, enalteceu o evento, dizendo que “o país que queira desenvolvimento precisa aprofundar este assunto, para não ficarmos à mercê de outros países. Esta autonomia, chama-se soberania nacional”.

SER O 13º PAÍS EM PRODUÇÃO CIENTÍFICA, NÃO RESOLVE

O Pró-reitor da URI, Giovani Palma Bastos, observou que é papel da Universidade produzir e difundir conhecimento, assim como, levar a criação e a inovação até a sociedade. Apenas a quantidade de patentes não mede a produção e a inovação. O Brasil ocupa a 13ª posição em produção científica, sendo que as Universidades respondem por 80% desta produção. Nosso desafio é fazer chegar à sociedade esta produção, em forma de inovação e mudanças ambientais. Neste contexto, está inserida a proteção ao conhecimento. Precisamos gerar desenvolvimento e qualidade de vida na nossa Região. Daí a importância da nossa aproximação com a área empresarial”.

Ao usar da palavra, a Assessora da SETEC/MEC, Gloria Marinho, afirmou que “a Secretaria tem o olhar voltado para a inovação e estamos de portas abertas aos pesquisadores, professores e alunos. Trabalhamos em prol da educação e não queremos que as pesquisas fiquem restritas às bibliotecas. O conhecimento precisa chegar até a sociedade, gerando desenvolvimento e qualidade de vida”.

Encerrando as manifestações, a presidente da AAPI, Suzana Russo, agradeceu a participação de todos, lembrando que o evento contaria com trabalhos oriundos de Universidades de diferentes estados do Brasil.

O BRASIL É BOM EM CRIAR, MAS NÃO EM PROTEGER SUAS CRIAÇÕES

“Inovação, Propriedade Intelectual e Informações Tecnológicas: o que todo mundo deveria saber”, foi o tema abordado pelo palestrante Henry Jun Suzuki, diretor da Anxoval Consultoria Tecnológica Ltda. “Nós geramos pesquisa, inovação, nos apropriamos destas e não podemos permitir que outros as usem. O Brasil, no entanto, é bom em criar, inovar e… doar”.

“Muito mais importante que transferir tecnologia para a sociedade, defendeu Suzuki, é a entrega de alunos capacitados que a Universidade faz. Estes é que vão levar a tecnologia para a sociedade. E é fundamental conhecer a legislação desde o Ensino Médio: o que é direito autoral, patente, direitos e deveres concernentes. Nós precisamos colocar estas informações em sala de aula. Isto não precisa de governo”.

O ENPI teve sequência com palestra da doutora Suzana Russo, com o tema “Transferência de Tecnologia: Experiências nos EUA”, e com o doutor Robélius De Bortoli, da Universidade Federal de Sergipe, que tratou sobre “Gamificação e Propriedade Intelectual”. A programação da quinta-feira teve ainda Mesa-redonda, e o minicurso Modelagem de Negócios.

Na sexta-feira, 19, o evento realizou três plenárias e duas mesas-redondas, além de premiar os melhores trabalhos apresentados.

O próximo Encontro da AAPI será realizado em Petrolina, Pernambuco.