Curso de Direito promove Cine Debate “Catadores de sonhos”

10 de maio de 2017

O curso de graduação em Direito da URI Santo Ângelo promoveu, nesta terça-feira (09), o cine debate “Catadores de Sonhos”. O evento foi realizado em parceria com os projetos de pesquisa e extensão “Estado Socioambiental e Democrático de Direito” e “Dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana”, ambos orientados pela professora do curso Luana Maíra Moura de Almeida. A atividade integrou a programação dos 25 anos do curso de Direito e o jubileu de prata da URI como Universidade.

Os participantes acompanharam a exibição do documentário Catadores de Sonhos, seguido de debate com o representante da Associação Ekos do Verde, Adair Tomazi, a professora do curso de enfermagem Jane Conceição Lucca e o secretário municipal do Meio Ambiente, Francisco da Silva Medeiros.

Para a professora Luana de Almeida, é importante lembrar que não existe “jogar fora” quando o assunto é o planeta. “Não existe “fora”, o lixo sempre vai para algum lugar. As pessoas que trabalham com resíduos sólidos exercem um papel social muito relevante. Precisamos ter um olhar humanizado para esta questão”, afirmou.

De acordo com o representante da Associação Ekos do Verde, Adair Tomazi, a luta pela reciclagem em Santo Ângelo acontece há mais de 20 anos. Ele expôs dados sobre o trabalho da usina de reciclagem, que atualmente dá conta de apenas 8% das 45 toneladas de resíduos sólidos produzidos mensalmente pelo município. Adair também lembrou a importância da coleta seletiva para a ampliação do trabalho de reciclagem, que já é implementada desde novembro de 1998.

A professora do curso de Enfermagem da URI Santo Ângelo Jane Lucca falou sobre o projeto “Promoção de saúde e prevenção de doenças: um trabalho de enfermagem voltado a questões de responsabilidade socioambiental”. Desenvolvido dentro da disciplina de estágio supervisionado, no 9º semestre do curso, o projeto possibilita que estudantes conheçam diferentes realidades sociais e ambientais. Ela relatou algumas das atividades realizadas para trabalhar a educação em saúde com os associados à Ekos do Verde, como oficinas de higiene das mãos e uso de equipamentos de proteção individual. Para a acadêmica Suélen Ferster da Silva, integrante do projeto, a abordagem dos assuntos de promoção à saúde possibilita ver uma nova realidade da profissão, com temáticas como a prevenção de doenças.

 

Em sua explanação, o secretário municipal de Meio Ambiente Francisco Medeiros enfatizou a importância da extensão acadêmica para a sociedade. “A nossa realidade precisa de passos largos para melhorar. Temos seis mil pessoas vivento na linha de pobreza em Santo Ângelo. São pessoas que estão em outra realidade, que não é fácil de transpor se não houver uma participação efetiva da comunidade”, ressaltou.

No debate, questões como as campanhas de conscientização, a situação das famílias de catadores e a integração da Universidade com a comunidade também foram levantadas.