Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho prossegue até sexta na URI

9 de maio de 2017

A Diretora Administrativa da URI Santo Ângelo e professora do Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações, Berenice Rossner Wbatuba, fez a abertura, na tarde de segunda-feira, 8, da XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

A Diretora lembrou que a SIPAT integra as comemorações dos 25 anos de status universitário da URI, destacando a importância da instituição e suas obrigações, como a prevenção a acidentes de trabalho. “Esta Semana deve nos proporcionar grandes aprendizados e reflexões”, observou.

O evento reúne professores e funcionários, todas as tardes, até sexta-feira, 12, com palestras e atividades em equipe.

O primeiro encontro teve como palestrante o Núcleo de Acessibilidade da URI. Após apresentar os integrantes da equipe, a coordenadora Carina Streda abordou aspectos legais da acessibilidade, lembrando que a Constituição de 1988 já diz que a educação no Brasil deve ser para todos. No entanto, a lei só especificou que todos devem estar na escola regular, ou seja, incluídos, a partir de 2008.

Carina observou que a URI Santo Ângelo conta com seu Núcleo de Acessibilidade, assim como com o Programa Institucional de Inclusão e Acessibilidade. Ela destacou a importância de todos no Campus terem conhecimento de como receber e conviver com pessoas com deficiência.

Na sequência, Liane Schafer Lucca apresentou orientações práticas de como receber e conviver com pessoas com deficiência física.

Integram o Núcleo de Acessibilidade da URI, Carina Streda, Débora Scherer de Escobar, Kamila Perim, Liane Schafer Lucca, Cidéli Biolosor, Marcos Andre Costa, Marcelo Posser e Nelson Knak Neto.

Em seguida, a acadêmica do 7º semestre de Psicologia, Francieli Portela, deficiente visual, deu testemunho de seu quotidiano na URI, fez demonstração do uso de computador com DOS VOX – sistema de acessibilidade adaptado pelo professor mestre Marcos Costa, gestor do NTI – Núcleo de Transferência Tecnológica e coordenador de Projetos do NITT – Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica. Francieli, ainda, sugeriu atitudes e comportamentos em relação aos deficientes visuais, buscando realmente poder ajudá-los quando se faz necessário.

A programação da SIPAT prevê para hoje, 9, palestra sobre “Câncer de Pele e seus Cuidados”, com a professora mestre Cristiane Kratz. Na quarta-feira, 10, Noli Belmiro dos Reis abordará o tema “Direção Defensiva”. Quinta-feira, 11, a professora mestre Giana Brum Vendrúsculo fará palestra com o tema “Trabalho Constituinte de Identidade.

Na sexta-feira, 12, o encerramento da SIPAT será no Ginásio de Esportes, onde as professoras mestre Viviana da Rosa Deon e Cinara Mürmann farão atividades de trabalho em equipe, jogos cooperativos e brincadeiras.