Agronomia da URI promove Dia de Campo na 18ª Fenamilho

2 de maio de 2017

O curso de Agronomia da URI Santo Ângelo promoveu, nesta terça-feira (02), Dia de Campo com produtores locais. Realizado em parceria com a Emater e o curso Técnico em Agricultura do IFFar – Instituto Federal Farroupilha, o evento abordou o cultivo e manejo de dez variedades de milho, além da cultura de chia. A atividade integra a programação dos 25 da URI como Universidade e aconteceu na Área Demonstrativa de Milho, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, integrando as ações da 18ª Fenamilho. 

Conforme relata a coordenadora do curso de Agronomia, Giselda Ghisleni, foram plantadas variedades crioulas e híbridas, em 14 parcelas. “Estudamos o cultivo em área irrigada e sem irrigação, com avaliação de massa verde para a produção de silagem, além da utilização de diferentes tipos de adubação”, explica. Os tratos culturais foram realizados em parceria com o IFFar ao longo do ano, coordenados pelo professor Ivan Jacson Preuss.

Durante o Dia de Campo também foram apresentados os estudos com a cultura de chia. O projeto, realizado desde o ano passado, avalia o cultivo da semente na região missioneira. “Estamos estudando qual a resposta da chia em diferentes épocas. Uma de nossas metas é desenvolver uma cartilha, voltada para os produtores da região, expondo os resultados do projeto”, comenta o professor Vitor Cauduro Girardello. A atividade é realizada em parceria com o produtor Roque Dalla Vechia, da empresa Giroil, que auxiliou nos primeiros passos do projeto.

O prefeito Jacques Barbosa, em visita ao Dia de Campo, agradeceu o trabalho conjunto das instituições. “É preciso unir forças para todos olharem para o mesmo lado. As cidades que estão conseguindo se desenvolver é porque há esforço mútuo na região”, destacou.

“As parcerias são muito importantes para que possamos desenvolver nossa região. O agricultor precisa voltar a ver a cultura do milho como rentável”, ressaltou o diretor-geral da URI Santo Ângelo, professor Gilberto Pacheco. Ele ainda destacou a força do município de Santo Ângelo na produção do grão: “Temos áreas que são recordes em produção”.

O Dia de Campo teve parceria de Pioneer, Cotrisa, Secretaria Municipal de Agricultura, Comercial Lopes e Embrapa.

[wonderplugin_slider id=”65″]