Curso de Agronomia amplia participação da URI na Fenamilho

28 de abril de 2017

Implantado em 2016 no câmpus de Santo Ângelo, o curso de Agronomia integrou-se à organização da 18ª Fenamilho desde o início, fazendo parte da Comissão de Agricultura e Pecuária da Feira.

A coordenadora do curso, professora Giselda Ghisleni e o professor Vítor Cauduro Girardello, lembram que o planejamento da área experimental do milho teve início em agosto de 2016 e, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha, por meio de seu curso técnico, ficaram responsáveis por implantar e fazer o manejo da área.

“No local, explica Giselda, há 10 variedades de milho plantadas, incluindo sementes crioulas e híbridas, plantadas em 14 parcelas, nas quais a cultura foi submetida a diferentes condições de adubação e umidade. A área de 1.200m² foi dividida em campos experimentais e de análise, incluindo uma parcela com a cultura de salvia hispânica (chia)”.

Esta área experimental, destaca a coordenadora do curso de Agronomia, “serve para o ensino, a pesquisa e a extensão, permanecendo disponível durante a Fenamilho. Os estudantes do curso estarão diariamente, das 14h às 18h, disponíveis para explicar os experimentos para todos os interessados. Excepcionalmente dias 2 e 4, a demonstração será pela manhã e tarde, pois acontece o Dia de Campo”.

Na foto, a coordenadora do curso, Giselda Ghisleni, na lavoura de milho implantada no Parque de Exposições.