Desafios do Direito de Família são debatidos em palestra

4 de abril de 2017

O curso de Graduação em Direito da URI Santo Ângelo promoveu uma palestra, na noite desta terça-feira (4), com a temática “Novos desafios do Direito de Família Contemporâneo”. O presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Conrado Paulino da Rosa, abordou temas como as ações de família do novo Código de Processo Civil, multiparentalidade, partilha de bens e separação. A coordenação dos trabalhos foi do professor doutor João Delciomar Gatelli, que ministra a disciplina de Direito de Família na Universidade.

Na abertura do evento, as acadêmicas e egressas dos cursos de Direito e Psicologia realizaram a apresentação artística “Sou Pagu”, sobre a desobjetificação, empoderamento e respeito com as mulheres.

De acordo com professor Conrado da Rosa, o direito de família fala de sentimentos: “O amor mostra o nosso melhor e o nosso pior. Toda a flexibilidade de um relacionamento, no final, se torna o avesso dessa relação”. Ele destacou que, a partir dos avanços da tecnologia, houve também um aumento da demanda de processos desta área. “Em dez anos, tivemos um aumento de 149% dos casos de divórcio no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Para Conrado, a área de direito de família nem sempre é objetiva, porque a pessoa que está em sofrimento busca atenção, tanto em casos de divórcio como de inventários.  “A necessidade de discutir a partilha de bens por muito tempo não deixa de ser uma forma patológica de manter o vínculo através do ódio”, ressalta. A palestra abordou ainda as novas famílias, formadas por casais homoafetivos, multiparentais ou com novos relacionamentos dos genitores.