Núcleo de Acessibilidade promoveu bate-papo sobre Síndrome de Down 

27 de março de 2017

O NAE-Núcleo de Acessibilidade da URI Santo Ângelo realizou, nesta sexta-feira (24), um bate-papo sobre Síndrome de Down. Realizado no auditório 13 do câmpus, o encontro teve participação da psicopedagoga Carina Streda, doutoranda em Educação pela UFRGS, e do escritor e portador de Síndrome de Down Vinícius Streda. Juntos, eles escreveram o livro “Nunca deixe de Sonhar. Os sonhos e a vida de um jovem com Síndrome de Down”. O deputado estadual Eduardo Loureiro, autor da lei estadual 14.866 de 2016, que institui o Programa Estadual de Orientação e a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down no Rio Grande do Sul, também participou da atividade. A conversa foi mediada pela integrante do NAE Débora Escobar.

Na abertura do bate-papo, o diretor-acadêmico da URI, professor Marcelo Paulo Stracke, destacou a importância do NAE no desenvolvimento da consciência coletiva de valorização da pessoa com deficiência e na formação humana dos acadêmicos.

Para o deputado Eduardo Loureiro, para que pessoas com síndrome de Down possam alcançar o desenvolvimento pleno, a sociedade precisa acolher as pessoas com naturalidade. “A sociedade é plural, é diversa. A escola e os professores precisam estar preparados para lidar com as diferenças. O mercado de trabalho precisa se abrir”, afirmou.

A psicopedagoga Carina Streda falou sobre fatores que influenciam no diagnóstico da síndrome. Ela citou alguns dos sinais físicos, e questionou a educação ministrada para crianças e adolescentes com Down. Carina destacou fatores como a sexualidade e a independência dos jovens, que ficam limitados no caso de pessoas com a síndrome.

 

O escritor Vinícius Streda relatou pontos sobre sua participação na websérie Geração 21, disponível no Youtube. Participante do episódio dois da série, que foi exibida ao público, Vinícius mostra como foi feita a produção de seu livro.