Professora Letícia Matter fez curso de Anotação Genômica

8 de março de 2017

A era tecnológica possibilitou grandes avanços em várias áreas que vão desde o conforto e a comodidade dos smartphones, até ferramentas importantes no diagnóstico e tratamento de doenças. A análise da sequência genética de um indivíduo, por exemplo, permite prever uma doença ou, até mesmo, uma reação indesejável a um medicamento.

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) é referência em pesquisas relacionadas ao estudo Genético e Molecular dos indivíduos por meio da Bioinformática. No período de 20 a 23 de fevereiro, a professora Letícia Matter, dos cursos de Farmácia, Biologia e Enfermagem da URI Santo Ângelo, teve a oportunidade de participar de um curso de Anotação Genômica oferecido pelo LNCC em Petrópolis/RJ.

O curso foi oferecido aos pesquisadores do Brasil, que foram selecionados pelo currículo e pelas atividades de pesquisa que realizam. A professora Letícia relatou que o curso foi muito produtivo. Ela trabalhou com várias ferramentas de bioinformática que permitem uma análise detalhada de genes, as quais se encontram gratuitamente disponíveis a qualquer pessoa que tenha interesse em aprender e trabalhar. Segundo a professora, o curso também possibilitou estreitar laços com pesquisadores de todo o Brasil que trabalham na área.