Acadêmicos da URI doam sangue em trote solidário

2 de março de 2017

Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Farmácia da URI Santo Ângelo realizaram, na quinta-feira (23), doação de sangue em ação de trote solidário. Calouros e veteranos, juntamente com os professores Tiago Bittencourt de Oliveira e Núbia Weber Freitas realizaram a ação, no Banco de Sangue do HSA – Hospital Santo Ângelo.

“Como a necessidade de sangue no período que antecede ao carnaval é muito grande, optamos pela doação como nossa tarefa social para o trote 2017”, explica o professor Tiago, coordenador do curso de Farmácia. A doação foi voluntária, buscando prestar um gesto de solidariedade e cidadania. “Percebemos que é muito cultural isso de não doar, que é um egoísmo, portanto esses alunos estão de parabéns pela importância desse ato”, afirma o coordenador.

De acordo com a equipe do Banco de Sangue do HSA, o tipo sanguíneo mais em falta é o O negativo. A orientação aos doadores é que evitem o jejum no dia, mas façam refeições leves e não gordurosas três horas antes da doação. Após a doação, bebidas alcoólicas deverão ser evitadas nas próximas 12 horas, além da prática de exercícios físicos exagerados.