Da graduação para o Mestrado: egressas de Farmácia da URI conquistam aprovação na UFRGS

18 de janeiro de 2017

Recém-saídas da graduação e investindo na carreira acadêmica: a opção foi buscada por duas egressas do curso de Farmácia e aprovadas em Mestrados da UFRGS. Thaís Carine Ruaro foi classificada no Programa de Pós-Graduação de Ciências Farmacêuticas e Keli Jaqueline Staudt foi aprovada no Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas. As estudantes relatam que a opção pela carreira acadêmica foi escolhida visando ampliar os conhecimentos na área.

 

Keli Jaqueline Staudt e Thaís Ruaro

Para Keli, o objetivo durante a graduação foi sempre o mestrado. Ainda durante a graduação, ela realizou estágio final no Centro Bioanalítico de Medicamentos, na Faculdade de Farmácia da UFRGS. “Estando lá tive o suporte dos meus colegas e principalmente das professoras que orientam nos Programas de Mestrado da Instituição, me apontando os caminhos para conseguir passar na seleção do Programa Escolhido”, conta.

 

Durante a graduação, ela participou de atividades da universidade e externa, como semanas acadêmicas e estágios voluntários em drogarias, farmácias de manipulação, farmácia pública (UBS), laboratório de pesquisa, até indústria de medicamentos: “Realizei monitorias voluntárias nas disciplinas de Citologia, Histologia e Embriologia e Farmacocinética. Por dois anos fui bolsista Projeto PET-SAÚDE/PET-Vigilância em Saúde: reorientação da formação profissional como estratégia de fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade – 2013/2015 e durante um ano Bolsista de Iniciação Científica – PIIC/URI. Além disso, participei de vários congressos Internacionais e Nacionais sempre com apresentação dos trabalhos que foram realizados em nossa instituição”.

 

 

 

 

Thaís destaca que durante a graduação realizou diversos estágios que foram muito importantes para o aprendizado extracurricular. Entre eles, destaca dois anos de atuação como bolsista de iniciação científica, um ano como bolsista de extensão, Al´Wcursos de extensão na UFRJ, curso de extensão com estágio em um laboratório de pesquisa na USP, palestras e capacitações ministradas em parceria com a 12ºCRS e EMATER.

A seleção foi dividida em três etapas, com prova, currículo e entrevista. “Todas as experiências possibilitadas pela URI durante a minha vida acadêmica pesaram na seleção. Destaco principalmente o apoio e incentivo de meus professores orientadores”, afirma Thaís.

As duas egressas ainda ressaltam a importância de o acadêmico definir quais seus objetivos na profissão. “O importante, na verdade, é que os professores ensinaram muito a saber pesquisar. Por isso fui sempre muito curiosa com o que aprendíamos no dia-a-dia e a cada leitura, a cada busca de conhecimento adicional, acaba-se abrindo um leque de novas descobertas”, aconselha Keli. Ela ainda aconselha os estágios, pois auxiliam de forma prática a conhecer o que é visto na teoria do curso, além de ampliar a rede de relacionamento, tanto com outros professores quanto com colegas de profissão.