Pôster

EIXO 1 – Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

A CITOLOGIA NAS PROVAS DO ENEM: DADOS PRELIMINARES

Tailene Kommling Behling; Viviane Barneche Fonseca; Vitor Hugo Borba Manzke; Gabriela Rodrigues Manzke

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

A GENÉTICA NAS PROVAS DO ENEM: DADOS PRELIMINARES

Edson Klug Bartz; Gabriele Dachi Silveira; Gabriela Rodrigues Manzke; Vitor Hugo Borba Manzke

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

A TRILHA DOS SENTIDOS COMO PRÁTICA EXPERIMENTAL PARA A COMPREENSÃO DOS SENTIDOS DO CORPO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Andressa Rauber; Roque Ismael da Costa Gullich; Tatiana Roberta Fröhlich Venske; Erica do Espírito Santo Hermel

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

A VELOCIDADE DO ESCOAMENTO DA ÁGUA NO SOLO

Cláudia Luciani Klein; Tatiana Roberta Fröeliech Venzke; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Egláia de Carvalho (Aluna de Pós Departamento de Biologia Geral – CCB); Vera Lucia Bahl Oliveira (Departamento de Biologia Geral – CCB)

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

ANIMAIS PEÇONHENTOS: CONHECIMENTO DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO OESTE CATARINENSE

Viviane Zulian; Carin Guarda; Junir Antonio Lutinski; Maria Assunta Busato

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

APLICAÇÕES DE JOGOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Bianca de Oliveira (Departamento de Biologia da UFSM – Bolsista CAPES); Isabel Cristina da Costa Araldi (Departamento de Biologia da UFSM); Tatiana Feyh Wagner (Departamento de Biologia da UFSM)

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

APRENDENDO E CONTEXTUALIZANDO O CONCEITO DE CÉLULA NA AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS

Mauricio de Andrade Gomes Ribeiro; Jane Elise Dewes Abdel; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Tânia Aparecida da Silva Klein; Ana Paula Veronez (Depto de Biologia Geral, UEL, Londrina PR)

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

AS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPORTÂNCIA, CONTEÚDO E METODOLOGIA

Lauren Linck Nilson; Marilene Linck Nilson

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Taize Borges Sousa; Lilliane Miranda Freitas

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

BREVE ATIVIDADE EXPERIMENTAL EM CIÊNCIAS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO SOLO E CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO

Jane Kornowski; Rosangela Ines Matos Uhmann

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

COMPREENDENDO A TRANSMISSÃO DE CALOR POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Débora Harms Stangherlin

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

CONSTRUINDO UM MODELO DE PIRÂMIDE ALIMENTAR: ORIENTAÇÃO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Kelly Callegaro; Erica do Espirito Santo Hermel; Roque Ismael da Costa Güllich; Jane Elise Dewes Abdel

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

CULTIVANDO BACTÉRIAS E COMPREENDENDO CONCEITOS

Thainara Marcotto Alba; Roque Ismael da Costa Güllich; Silvia Cristina Willers Siveris; Miria Terezinha Silva Oliveira

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

EDUCAÇÃO SANITÁRIA COMO FERRAMENTA DO CONTROLE DE DOENÇAS INFECTO-PARASITÁRIAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM DOURADOS-MS

Kathiellen Sousa Lomba; Mariana Burato; Camila Salmória; Letícia Andrade Valladão; Mariany Bonamigo Vieira; Juliana Rosa Carrijo Mauad.

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

HOMEM X NATUREZA?

Camila Grzeca; Helena Konarzewski Posser; Tcheily Miriele Iapp; Thales Matzenbacher; Wesley Barros Ribeiro Nardes; Briseidy Marchesan Soares; Marilê Teresinha Fensterseifer

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

HORTO MEDICINAL – RELÓGIO DO CORPO HUMANO: UM RECURSO DIDÁTICO UTILIZADO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS

Luciana Salapata Milanesi

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

JOGOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS

Liliam Rosa Ferreira Silva; Cláudia Escalante Medeiros; Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

LABORATÓRIO DE ENSINO PRÁTICO EM GENÉTICA E EVOLUÇÃO

Roberta Castroviejo da Silva Ribeiro; Claudini Honório de Pieri; Daniela Cristina de Toni

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

LÂMPADA MÁGICA: APRENDENDO CONCEITOS DE ELETRICIDADE

Rafael Schmatz Tolffo; Juliana Machado; Silvia Cristina Willers Siveris

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

MICROORGANISMOS: ALGUMAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTA MARIA, RS

Elenize Nicoletti; Lenira Sepel

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

MISTURA DE MATERIAIS: BREVE RELATO EXPERIMENTAL EM CIÊNCIAS

Guilherme Lenz; Rosangela Ines Matos Uhmann; Marisa Both; Silvia Cristina Willers Siveris

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

O ENSINO DE ARANHAS NA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DOS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Andressa Samara Volinski; Geovana Mulinari Stuani; Ana Cristina Confortin

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

OBSERVANDO A PROLIFERAÇÃO E ESTRUTURA DE FUNGOS EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Carla Polanczky; Tatiana Fröhllich Venzke; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

OBSERVANDO OS PROCESSOS DE EROSÃO DO SOLO NA AULA DE CIÊNCIAS PARA MELHOR COMPREENDÊ-LO

Gabriela Martine; Roque Ismael da Costa Güllich; Marisa Both

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GENÉTICA COMO ESTRATÉGIAS PARTILHADASNOS ARTIGOS DA REVISTA GENÉTICA NA ESCOLA

Fabiana Barrichello Hermann; Maria Cristina Pansera de Araújo

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

PARASITOSES INTESTINAIS: INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM ESCOLARES

Renata Mendonça Rodrigues; Charmaine Couto; Vanessa Correa de Morais; Geisa Percio do Prado

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

PERCEPÇÃO DAS DIFERENTES ESTRUTURAS CELULARES POR ALUNOS EGRESSOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gabriele Dachi Silveira; Viviane Barneche Fonseca; Gabriela Rodrigues Manzke; Diego Teixeira Silveira; Vitor Hugo Borba Manzke

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

PETRÓLEO E ROYALTIES: UMA SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Thalita Cabral da Silva; Thayroni Bonnieki Gomes Souza; Larissa Fracalossi Lucas; Judson Albino Cosvosk; Luana de Castro Barbosa; Natalia Pin Rocon; Emerson Nunes da Costa Golçalves; Juliana Castro Monteiro; Karina Mancini Carvalho

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

RAZÕES EXPERIMENTAIS PARA SIGNIFICAR AS PROPRIEDADES DO AR

Elivelto Richter; Tatiana Roberta Fröhlich; Rosangela Ines Matos Uhmann; Luis Fernando Gastaldo

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

REFLEXÕES PEDAGÓGICAS SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO COM UM MINIFOGUETE

Mauricio de Andrade Gomes Ribeiro; Jane Elise Dewes Abdel; Luís Fernando Gastaldo; Eliane Gonçalves dos Santos

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTAGIO DE DOCÊNCIA: UMA AÇÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO?

Ana Paula Antunes Megier; Maria Cristina Pansera-de-Araújo; Vidica Bianchi

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA: A QUÍMICA E A BIOLOGIA PRESENTES NO FERMENTO BIOLÓGICO

Anelise Grünfeld de Luca; Augusto Gabriel Isotton; Sandra Aparecida dos Santos

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE SEXUALIDADE COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Carla Camargo Reginaldo (Departamento de Ciências Biológicas da URI); Daiane Krewer Oliveira (Departamento de Ciências Biológicas da URI)

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

UM CASO DE EXPERIMENTAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FORÇAS ELÉTRICAS

Jocielli Tolomini; Luís Gastaldo

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

UTILIZANDO A TÉCNICA DA SEMENTEIRA COMO ALTERNATIVA DE ATIVIDADE PARA ALUNAS DO CURSO NORMAL DO COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE, PELOTAS/RS

Jociane Raquel Soares; Janaina de Oliveira Pereira; Rosiane Borba de Aguiar; Gabriela Rodrigues Manzke

Eixo temático: Ensino e Aprendizagem em Biologia e Ciências

 

EIXO 2 – Formação de Professores de Biologia e Ciências

A CONCEPÇÃO DE NATUREZA DA CIÊNCIA DE ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA

Ataiz Colvero de Siqueira (Departamento Ciências Biológicas URI – Bolsista do PIIC); Neusa Maria John Scheid (Ppgenct/URI-Orientadora)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A VELOCIDADE DO ESCOAMENTO DA ÁGUA NO SOLO

Cláudia Luciani Klein; Tatiana Roberta Fröeliech Venzke; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO BIOLOGIA NA PRAÇA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Geovana Mulinari Stuani; Sandra Mara S. Bordin; Tania Lúcia Muneron; Ana Cristina Confortin

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

ATIVIDADES PRÁTICAS DE FISIOLOGIA HUMANA NO ESTÁGIO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DE PROFESSOR

Franciele Jagmin Festa; Maria Cristina Pansera de Araújo

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

Tatiane Nazareth Trindade dos Santos; Lilliane Miranda Freitas

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Kelly Callegaro; Alex Pires de Mattos; Kamila Maria Rudek; Rosangela Ines Matos Uhmann

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

BIO NA ESCOLA, TROCANDO EXPERIÊNCIAS

Diogo Costa Pereira de São Thiago; Julia Schadeck Locatelli; Luiza Becker Pereira

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

BIOPIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE: VIVENCIANDO A REALIDADE ESCOLAR

Pereira, L. B.; Locatelli, J. S.; São-Thiago, D. C. P.

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

CICLOS FORMATIVOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Vanessa Aina Person; Neila Feijó Bulling; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

CONSTITUIR-SE PROFESSOR: UMA ESCOLHA ENTRE MUITAS VOZES

Fabiana Raquel Pilato1 Katarine Patatt2 Fabiana Barrichello Hermann3

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

DOCÊNCIA E SEUS DESAFIOS: O PAPEL DO PROGRAMA PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA

Carlos Danilo de Oliveira Pires; Alviani Terezinha Kunzler Cardoso; Maiara Hayata; Laidequer Táboas

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

ESTÁGIO CURRICULAR: UMA FERRAMENTA DE CONHECIMENTO

Eliane Reis

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O ENSINO MÉDIO – UMA ABORDAGEM LÚDICA

Daiane Valente Valente; Geizon Oliveira da Silveira; Simone Medianeira Franzin

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Luciane Follmann; Raquel Weyh Dattein; Rosangela Ines Matos Uhmann

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

JOGO DIDÁTICO – “MEMÓRIA ANIMAL”

Murilo Moreira de Souza; Meire Satie Yoshimoto; Poliana Soares Miranda

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UMA AULA DE CIÊNCIAS COM MÁGICA

Marisa Both

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

O DESAFIO DE ENSINAR O CORPO HUMANO COMO UM TODO

Raquel Weyh Dattein; Eliane Gonçalves dos Santos; Roque Ismael Da Costa Güllich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) E A FORMAÇAO DOCENTE – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Tamires Francisco; Mariane T. Pezente; Lilian M. da Silva; Ana Claúdia Rabello; Aline C. Jesus; Cristiane E. Dario; Cynara O Geraldo; Ana Paula R. Gonçalves; Maiara Pereira; Filipe G. Gonçalves (Acadêmicos – Ciências Biológicas UNESC/PIBID); Maristela G. Giassi – Professora – UNESC/PIBID)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

OLHANDO PARA O PROCESSO DE SUPERVISÃO DO PIBIDCIÊNCIAS

Tatiana Roberta Fröhlich Venzke; Sílvia Cristina Willers Siveris

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA UFFS, CAMPUS CERRO LARGO, RS

Cristiane Helena da Silva (UFFS); Carmine Zirmermann (UFFS); Janice Silvana Novakowski Kierepka (UFFS); Claudia Maiara Heck (UFFS); Tamini Wyzykowski (UFFS); Cristiano Rodeski Pires (UFFS); Roque Ismael da Costa Güllich (UFFS)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

PERCEPÇÃO DO GRAU DE DIFICULDADE DE QUESTÕES DE CITOLOGIA POR DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Tatiane Senna Bialves; Tatiane Machado Flores; Rosiane Borba de Aguiar

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

PIBIDCIÊNCIAS E A SUPERVISÃO NA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

Jane Elise Dewes Abdel

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

PRÁTICA AVALIATIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE BRAGANÇA-PA

Júlio Sérgio de Aquino Alves; Lilliane Miranda Freitas

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA EJA? PERFIL SOCIAL DOS ESTUDANTES DA EJA EM BRAGANÇA-PA

Karla Rafaela Alves Costa; Alcione Maria Melo Amorim; Ivana Regina Viana do Rosário; Lilliane Miranda Freitas

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

A SEXUALIDADE NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Sabrina de Souza Soares; Tcheily Miriele Iapp (Departamento de Ciências Biológicas Da URI – PIIC/URI); Briseidy Marchesan Soares (Departamento de Ciências Biológicas URI – Santo Ângelo)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

ABORDAGEM E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS SOBRE A FEIRA DE CIÊNCIAS REALIZADA EM UMA ESCOLA DE BRAGANÇA-PA

Elem Vanessa Ferreira Pinheiro (UFPA- Bolsista PIBID); Weberson Nazareno Silva dos Reis (UFPA – Bolsista PIBID); Juliane Melo Mendonça (UFPA – Bolsista PIBID) Lilliane Miranda Freitas (Faculdade de Biologia/UFPA)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS COM O USO DO AUTO-LABOR PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Cristiane Rampinelli Gava (Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas- UNESC); Vanessa Anflôr Velho Cardoso (Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas- UNESC); Maristela Gonçalves Giassi (Professora do Curso de Ciências Biológicas- UNESC)

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

BRINCANDO E APRENDENDO BOTÂNICA COM O JOGO “CAMINHANDO COM AS PLANTAS”

Natalia Pin Rocon; Elisa Mitsuko Aoyama; Emerson Nunes da Costa Gonçalves; Juliana Castro Monteiro; Karina Mancini Carvalho

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

COMPREENDENDO OS CONCEITOS E A DINÂMICA DAS RELAÇÕES ECOLÓGICAS POR MEIO DE JOGOS DIDÁTICOS E CONFECÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS

Débora Beatriz Nass Marmitt; Erica do Espirito Santo Hermel; Simoni Priesnitz Friedrich

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

CONHECENDO O AR QUE RESPIRAMOS

Daiane Hoffmann Mumbach

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

DE QUEM É A GUARDA?

Martins, A. C. G.; Menezes, D. C. L.; Barros, R. C.; Dambrózio, R.; Oliveira, V. L. B

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

DESVENDANDO ENIGMAS: UMA ABORDAGEM DIFERENTE NA APLICAÇÃO DE EXERCÍCIOS NO ENSINO DE GENÉTICA.

Thais Gabriella Reinert da Silva; Bianca Pinto Vieira

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

DISCUTINDO SERES VIVOS NO ÂMBITO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NO MUNICÍPIO DE BUJARÚ-PA

Eduardo Paiva de Pontes Vieira; Andrela Garibaldi Loureiro Parente

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

DISSECAÇÃO A FLOR DE BAUHINIA FORTICATA PARA A COMPREENSÃO DA SUA MORFOLOGIA

Carmine Zimmermann; Roque Ismael da Costa Gullich; Marisa Both

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

ENSINANDO E APRENDENDO CONCEITOS BIOLÓGICOS POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE UMA IOGURTEIRA

Jaqueline Pinheiro Andres; Roque Ismael da Costa Güllich; Simoni Priesnitz Friedrich; Eliane Gonçalves dos Santos

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

EXPERIMENTOTECA DE CIÊNCIAS

Gabriele Natalina dos Santos; Beatriz Mendes Silva

Eixo temático: Formação de Professores de Biologia e Ciências

 

EIXO 3 – Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

FILMES COMERCIAIS, UMA NOVA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Nascimento, R. C. Do; Pereira, E. S.; Richter, K. P.; Knapp, J. S. F.

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DA CLASSE DOS ARTRÓPODES ENCONTRADOS NO PATIO DA ESCOLA

Cristiano Rodeski Pires (Bolsista pibid ciências/CAPES/ UFFS)

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

INVESTIGAÇÕES PRÉVIAS E CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA – EDUCAÇÃO SEXUAL E SUAS VERTENTES

Mariano, L. C.; Viaro, H. P.; Oliveira, V. L. B.

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA ALUNOS CEGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Tatiane Cristina Possel Greter; Neila Feijó Bulling; Daiane Hoffmann Mumbach; Claúdio Pereira Ribas; Roque Ismael da Costa Güllich

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

O USO DO TEATRO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA FOTOSSÍNTESE

Adrielly Maia Torres; Daniella Schluchting Silva; Joseana Stecca Farezim Knapp

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ENSINO NÃO FORMAL

Daiane Krewer Oliveira; Carla Camargo Reginaldo

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: EDUCANDO E APRENDENDO COM A NATUREZA

Soraya Carvalho Pereira Rocha; Kátia Maria Vieira Godinho Segovia

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE BIOLOGIA DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CILON ROSA

Daiane Schio Pagliarini; Jupira da Costa Rodrigues; Bianca da Oliveira; Maria Cláudia Lopes Nogueira; Lenira Maria Nunes Sepel

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

TRILHAS ECOLÓGICAS COMO FERRAMENTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Alfieri Roberto Callegaro; Jessica Giovelli; Maiara Dall’ Aqua; Marcia Zschornack Marlow Santos; Natália dos Santos; Briseidy Marchesan Soares; Dania Maria Hannel

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

“ENVELHECER” FAZ PARTE DO ENSINO DE BIOLOGIA? TERCEIRA IDADE E ENSINO MÉDIO EM UM PROJETO INTEGRADO

Leandro Duso; Marilisa Bialvo Hoffmann

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

“ESQUEMATIZANDO A REPRODUÇÃO HUMANA”: UM JOGO LÚDICO COMO ALTERNATIVA NO ENSINO DA REPRODUÇÃO HUMANA

Larissa Fracalossi Lucas; Judson Albino Coswosk; Luana de Castro Barbosa; Natalia Pin Rocon; Thalita Cabral da Silva; Thayroni Bonniheki Gomes Souza; Marcia Carrafa; Emerson Nunes da Costa Gonçalves; Juliana Castro Monteiro; Karina Mancini Carvalho

Eixo temático: Estratégias e recursos para o Ensino de Biologia e Ciências

 

Eixo 4 – Temas transversais e Interdisciplinaridade

A EDUCAÇÃO TUTORIAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Soange Maria Piotrowski; Tatiana Maria Kapelinski; Roque Ismael da Costa Güllich; Erica do Espirito Santo Hermel; Karine Rudek; Maira Helena Malinowski de Mello

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

A EXPOSIÇÃO NATIVO E EXÓTICO NO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UNOCHAPECÓ

Tania Lúcia Muneron; Francieli Delazeri; Nívea B. Da S. Cortina; Sandra Mara S. Bordin; Karen Lidiane M. C. Da Silva

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

A RECICLAGEM DE LATINHAS COMO RECURSO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS

Francine Carvalho Oliveira; Michel Pimentel Lopes; Ruan Vieira; Cisnara Pires Amaral

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

AÇÕES PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CRICIUMA SC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Marina de Oliveira Olivo; Pâmela Corrêa da Silva – Acadêmicas do Curso de Ciências Biologicas – Unesc; Zenaide Paes Topanotti – Técnica do Laboratório de Prática de Ensino de Ciências – Unesc; Maristela Gonçalves Giassi – Professora do Curso de Ciências Biológicas – Unesc

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PRESENTES NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS DE REALEZA/PR

Isabel Cristina Miorando Luft (Discente Licenciatura em Ciências Biológicas Uffs – Realeza/PR, Bolsista PIBIC) Caroline Heinig Voltolini (Docente UFFS – Realeza/PR) Cherlei Marcia Coan (Docente UFFS – Realeza/PR)

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO SUDOESTE DO PARANÁ

Eliangela Palharini de Carvalho; Caroline Heinig Voltolini

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE: PERCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR

Carine Bastian Knebel Backes; Karla Marina Ziembowicz; Prof. Dra. Noemi Boer

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

O USO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE UM DESTILADOR NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA, USANDO A INTERDICIPLINARIDADE COM OS ALUNOS

Ana Paula Rabello Gonçalves; Jucimara Generoso Magenis

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

RECICLAR PARA SUSTENTAR: TRILHA EDUCATIVA COM CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Nívea B. S. Cortina; Ariélen Deconto; Cristiane Burtet; Daniele A. N. Luz; Fabiana Felix Bueno; Luciane da Rosa

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 

TRILHA INTERPRETATIVA NO PARQUE ALBERTO FINN – CHAPECÓ/SC

Francieli Delazeri; Francini Franscescon; Marciela Batistela; Thiago Bastiani

Eixo temático: Temas transversais e interdisciplinaridade

 


EIXO 5 – História e Filosofia da Ciência

Não há trabalhos nesta areá.

EIXO 6 – Políticas Públicas para a Educação em Ciências

OS LIVROS DIDÁTICOS E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosemar de Fátima Vestena (Centro Universitário Franciscano – UNIFRA/ UFSM); Lidiane Dos Santos Rodrigues (Centro Universitário Franciscano – UNIFRA)

Eixo temático: Políticas Públicas para a Educação em Ciências

 

EIXO 7 – Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

A EDUCAÇÃO SANITÁRIA DIRECIONADA À PERSPECTIVA INFANTIL

Mariana Burato; Camila Salmoria; Leticia Valladão Andrade; Kathiellen Souza Lomba; Mariany Bonamigo Vieira; Juliana Rosa Carrijo-Mauad

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

ADESÃO DOS PROPRIETARIOS RURAIS AO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RIO URUGUAI NO NOROESTE DO RS

Marcos Antonio Afonso; Melissa Bergmann; Alexandre Hüller; Elenir Dahmer Linauer; Lori Inês da Motta; José Altair dos Santos Padilha; Elias Giovani Horn; André Rocha de Camargo; Caroline Conti; Alexandra Adriele Maicá; Lenon Augusto Simon Hüller

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

AVALIAÇÃO DO TROTE AMBIENTAL COMO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA, UNOESC CHAPECÓ, SC’

Manuela Gazzoni dos Passos; Geisa Percio do Prado

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

BIOEDUCANDO – PROPOSTAS ALTERNATIVAS PARA A QUALIDADE DE VIDA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA A COMUNIDADE DE DOURADOS – MS

Rafaella Vezozzo; Vitor Abrahão Cabral Bexiga; Ynaê Paula Schroder Rosa; Bruno Barbosa de Souza; Liane Maria Calarge; Juliana Rosa Carrijo Mauad

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

DIVULGAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DE TRILHA ECOLÓGICA EM CHAPECÓ-SC

Adriano Larentes da Silva; Bruno Ântonio Picoli; Erica Mastella Benincá; Lisa Karen Zaki

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

ENTRE “SERES DA MINHA NATUREZA” E DRAGÃO-DE-KOMODO: USANDO O BLOG COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

Laís Madrid

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CIÊNCIA/CIENTISTAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL SOB A PERCEPÇÃO DO SENSO COMUM EM CRIANÇAS

Danielle Ferreira Lonchiati; Mariany Bonamigo Vieira

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

O ENFOQUE CTS NO ENSINO MÉDIO E A TEMÁTICA SUSTENTABILIDADE

Claudia Escalante Medeiros; Liliam Rosa Ferreira da Silva; Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE UMA COMUNIDADE DESLOCADA PELA CONSTRUÇÃO DE UMA USINA HIDRELÉTRICA

Bruna Franciéli Bieger; Maria Lorete Thomas Flores

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

RESVERATROL: COMPONENTE BENÉFICO DO VINHO

Danian Alexandre Dugato; Guilherme Lenz

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

“PEIXES” COMO TEMA GERADOR: O RETORNO DA PESQUISA DE ICTIOLOGIA EM CANAÃ, MS

Julia Schadeck Locatelli; Max David Yamauchi Mansur Levy; Bruna Luiza Amante

Eixo temático: Educação, Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente e Cultura

 

out21

stack