APRESENTAÇÃO

            A realização do IV Seminário Institucional Integrador de Iniciação à Docência do PIBID URI é uma das ações previstas no Projeto Institucional do PIBID URI e tem a iniciativa  da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES – para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica.
           
            O evento visa refletir, socializar e ressignificar as práticas docentes na/da Educação Básica. Partindo da temática O PIBID na escola: da formação docente aos espaços educativos da Educação Básica, entende-se que a formação continuada do professor (professor supervisor) – e do professor em processo de formação acadêmica (licenciando bolsista) – reforça a ideia de legitimidade de um saber, o “saber docente”, que se constrói a partir do ingresso dos licenciandos nas escolas, no contato com a experiência dos docentes atuantes nos diferentes níveis da Educação Básica, desde a Ed. Infantil até o Ensino Médio. Dessa maneira, reafirma-se a autenticidade de uma formação que se processa em um contexto prático – principal objetivo do PIBID.

            Arroyo (2001) reforça a importância de organizar encontros de formação inicial assentados na investigação-ação; no refletir sobre como os professores integram e trabalham o seu sentir-pensar-agir cidadão no cotidiano da escola e para além da escola. Com isso, busca-se contribuir para a construção de novos e diferentes processos de interação que transformem a escola num espaço-tempo de vivência e aprendizagem de cidadania. Os licenciandos, assim, irão descobrindo que a escola é um lugar aprendente de cidadania e genteidade envolvendo a universidade e  a comunidade escolar.

            Pretende-se, por meio da diversidade de ações propostas para o evento,  que o diálogo entre os espaços formativos escola-universidade, possam contribuir para a qualificação  profissional dos bolsistas pibidianos, em suas práticas docentes na Educação Básica.

            Contamos com a participação de todos!

Copyright © 2014 ACS - NTI-URI-Santo Ângelo