A SEXUALIDADE DA MULHER ACOMETIDA COM O CÂNCER DE MAMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.97

Palavras-chave:

Qualidade de vida, câncer de mama e sexualidade

Resumo

A sexualidade é um bem-estar físico, mental, emocional, cultural, religioso e social. O câncer de mama pode provocar na mulher diversas mudanças, comprometendo sua sexualidade. O objetivo deste trabalho é compreender como o câncer de mama afeta a sexualidade feminina. Para tal foi utilizado o Female Sexual Function Index (FSFI), um instrumento que visa avaliar a resposta sexual feminina nas últimas quatro semanas, contendo seis domínios. Participaram da pesquisa 20 mulheres acometidas com o câncer de mama, num ambulatório de Oncologia de um Hospital Municipal do interior do Estado de São Paulo. A escala prevê um escore máximo de 36 pontos e disfunção sexual em mulheres que obtém abaixo ou igual a 26 pontos. Nessa pesquisa 100 % das mulheres, então demostraram disfunção sexual. Podemos concluir que a qualidade de vida do doente é uma responsabilidade contínua dos profissionais de saúde, sendo assim, prestar uma assistência individualizada e humanizada de acordo com sua especificidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Barcala de Oliveira Santos, Instituto de Reponsabilidade Social Sírio Libanes- Lucy Montoro

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Municipal Professor Franco Montoro em 2019. Trabalha no Instituto de Responsabilidade Social Sirio Libanes - Lucy Montoro.

Ivana Maria Passini Sodré Siviero, Faculdade Municipal Professor Franco Montoro

Graduada em Enfermagem pela PUCCamp, Mestre e Doutora pela EERP-USP, Ribeirão Preto. Docente do curso de enfermagem da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e Centro Universitário Unipinhal.

Gisele Acerra Biondo Pietrafesa, Centro Universitário Unipinhal

Graduada em Enfermagem pela UNIFAL, especialista e mestre em Saúde da Mulher. Docente e Coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário Unipinhal

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Santos, C. B. de O., Siviero, I. M. P. S. ., & Pietrafesa, G. A. B. (2020). A SEXUALIDADE DA MULHER ACOMETIDA COM O CÂNCER DE MAMA. Revista Interdisciplinar Em Ciências Da Saúde E Biológicas, 4(2), 15-25. https://doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.97

Edição

Seção

Artigos Orginais