CUIDADOS PALIATIVOS NO DOMICÍLIO: RELATANDO A EXPERIÊNCIA DOS ENCONTROS

Autores

  • LILIAN ZIELKE HESLER Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo https://orcid.org/0000-0001-9363-2709
  • Katryn Corrêa da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS
  • Luís Gustavo Mello dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo/RS
  • Luciane Bertolazzi de Moura Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS
  • Maira Bagatini Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo - RS
  • kelly Cristina Meller Sangoi Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS https://orcid.org/0000-0001-5550-0086
  • Daniela Pereira Gonzalez Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS https://orcid.org/0000-0001-9064-3891

DOI:

https://doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.236

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos. Morte. Educação Interprofissional. Visita Domiciliar.

Resumo

Introdução: O Cuidado Paliativo é composto por ações que possuem a finalidade de ofertar uma morte digna ao paciente, adaptando formas de cuidar após não haver mais resposta ao tratamento farmacológico curativo. Objetivo: relatar a experiência vivenciada pelos integrantes do eixo cuidados paliativos no domicílio do Programa de Educação pelo Trabalho e para a Saúde (PET - Saúde/Interprofissionalidade), tendo ênfase os encontros semanais do grupo. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência. A experiência dos encontros foi vivenciada por tutores, preceptores e acadêmicos bolsistas e voluntários do projeto. Os encontros ocorriam semanalmente, em uma sala de aula da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo. Para os encontros optou-se em utilizar o método roda de conversa, facilitando o diálogo e participação de todos. Resultados: Além dos encontros semanais, o grupo também promoveu um ciclo de palestras sobre a temática, visita técnica nos serviços de saúde do município com o intuito de desenvolver um diagnóstico situacional e visitas domiciliares aos pacientes em cuidados paliativos. Conclusão: Foi notório o quanto o projeto PET – Saúde/Interprofissionalidade proporciona vivências ímpares aos tutores, preceptores e acadêmicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LILIAN ZIELKE HESLER, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santo Ângelo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo, RS, Brasil.

Katryn Corrêa da Silva , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo, Santo Ângelo, RS, Brasil. 

Luís Gustavo Mello dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo/RS

Acadêmico de Educação Física na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo, Santo Ângelo, RS, Brasil. 

Luciane Bertolazzi de Moura, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS

Acadêmica de Psicologia na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo, Santo Ângelo, RS, Brasil. 

Maira Bagatini, Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo - RS

Assistente Social na Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo e no Hospital Santo Ângelo, RS, Brasil.

kelly Cristina Meller Sangoi, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS

Enfermeira. Mestre em Medicina e Ciencias da Saúde. Professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo, RS, Brasil.

Daniela Pereira Gonzalez , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo/RS

Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica. Professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santo Ângelo, RS, Brasil.

Publicado

2020-12-30

Como Citar

ZIELKE HESLER, L., Corrêa da Silva , K. ., Mello dos Santos, L. G. ., Bertolazzi de Moura, L., Bagatini, M. ., Meller Sangoi, kelly C. ., & Pereira Gonzalez , . D. (2020). CUIDADOS PALIATIVOS NO DOMICÍLIO: RELATANDO A EXPERIÊNCIA DOS ENCONTROS. Revista Interdisciplinar Em Ciências Da Saúde E Biológicas, 4(2), 53-64. https://doi.org/10.31512/ricsb.v4i2.236

Edição

Seção

Relato de Caso