ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

PRIVILÉGIO DE POUCOS OU DIREITO DE MUITOS?

Autores

  • Enos dos Reis Maria Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Sonia Maria Zanezi Peres Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0150-3307

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v23i1.514

Palavras-chave:

Educação. Direito. Ensino Superior.

Resumo

RESUMO: Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica onde apresentamos o panorama da história da educação no Brasil, abordando como um direito social, sendo ela no seu nível mais avançado, chamada Educação Superior- ES. Para tanto realizamos uma busca na legislação brasileira iniciando no período republicano até os dias atuais, o que permitiu a compreensão do desenrolar da educação no Brasil. Embora tenhamos discorrido de forma muito breve sobre o surgimento da universidade no mundo e no Brasil, foi mesmo a questão da ES que ocupou atenção especial neste trabalho. Isso ocorreu de forma intencional em razão do atual momento que estamos atravessando no Brasil, onde a sociedade tem buscado cada vez mais as instituições de ensino superior em busca de formação nesse nível. A ES, é um nível educacional, cujo uma parcela muito pequena da sociedade tem tido acesso, o IBGE através do censo de 2010 constatou que apenas 11,3% da população adulta tinha formação superior. Neste sentido acreditamos ser de grande relevância buscar a compreensão de como tem ocorrido essa formação nos últimos anos, encontramos algumas respostas nas legislações e bibliografias consultadas, todavia sem a pretensão de abordar todas as condicionantes ligadas ao tema. A pouco mais de seis anos a sociedade civil organizada, os poderes constituídos junto da comunidade escolar atuaram na construção do Plano Nacional de Educação, buscamos também entender como foi tratado a formação superior neste documento.

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Biografia do Autor

Enos dos Reis Maria, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, MT, Brasil

Especialista em Docência no Ensino Superior e Educação Especial e Inclusiva, graduado em pedagogia. Professor efetivo na rede Estadual de Educação de Mato Grosso, também pertencente ao quadro de profissionais efetivos da rede Municipal de Ensino de Porto dos Gaúchos, lotado nas escolas “José Alves Bezerra” e “Gustavo Adolfo Wilke” e, atualmente, exercendo o segundo mandato de vereador em Porto dos Gaúchos MT (2021-2024). Contato: enosreis81@gmail.com 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8387132440975104

Sonia Maria Zanezi Peres, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico: Gestão Escolar. Graduada em Pedagogia e História. Atualmente é Técnica Administrativa Educacional da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – Seduc/MT. Contato: soniazanezi@hotmail.com

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Maria, E. dos R. ., & Maria Zanezi Peres, S. (2021). ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: PRIVILÉGIO DE POUCOS OU DIREITO DE MUITOS?. Revista Missioneira, 23(1), 37-43. https://doi.org/10.31512/missioneira.v23i1.514

Edição

Seção

Artigos Científicos