INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO

OLHAR DE MARIO OSORIO MARQUES SOBRE HERMENÊUTICA E TEORIA DA COMPLEXIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.289

Resumo

O artigo apresenta uma articulação teórica realizada por Mario Osorio Marques envolvendo hermenêutica e teoria da complexidade. A proposta é revisitar os fundamentos modernos da educação e propor uma perspectiva que dê conta dos seus desafios atuais, tanto do operar pedagógico quanto dos seus pressupostos. Os argumentos apresentados têm como base uma pesquisa bibliográfica da obra do autor citado. O horizonte que move o pensar é encontrar indícios que possam colaborar com a qualificação da educação na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair Adams, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Vacaria, RS, Brasil

Doutor em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Vacaria.

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutor em Linguística aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Docente coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social de Cruz Alta (UNICRUZ); Pesquisador Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade – NUPELS.

Fábio César Junges, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Doutor em Teologia. Bolsista PNPD/CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade – NUPELS

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Adams, A., Souza, A. E. de, & Junges, F. C. (2020). INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS EM EDUCAÇÃO: OLHAR DE MARIO OSORIO MARQUES SOBRE HERMENÊUTICA E TEORIA DA COMPLEXIDADE. Revista Missioneira, 22(2), 43-51. https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i2.289

Edição

Seção

Artigos Científicos