A DISCIPLINA DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR IV E AS POTENCIALIDADES DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i1.187

Palavras-chave:

Saberes. Formação inicial., Experimentos.

Resumo

As feiras de ciências oportunizam as trocas de saberes, vivências e experiências entre alunos e professores. Diante disso, o presente artigo tem por objetivo relatar e analisar a importância das feiras de ciências, tanto para a formação inicial e continuada de professores, quanto para o ensino e aprendizagem dos alunos, atentando para o incentivo a pesquisa no campo das ciências. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Tupanciretã - RS com alunos do sexto ano do ensino fundamental. A feira de ciências é um projeto da disciplina de Prática enquanto Componente Curricular - PeCC IV - Feira de Ciências do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. A metodologia para este estudo consiste em uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo procedimento técnico adotado consiste em uma pesquisa-ação. Os encontros na escola foram uma vez na semana durante quatro meses. Foram 12 alunos que realizaram diferentes atividades de pesquisa. Pode-se dizer que ocorreu um momento de reflexão, orientação e participação durante os encontros, bem como no momento da feira. Foi possível observar a interação entre os alunos na elaboração das atividades, bem como o êxito na proposta da feira de ciências. Diante disso, pode-se dizer que as feiras de ciências são espaços de trocas de saberes, vivências e experiências, embasados na socialização de experimentos e materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas. 

Joice Aline Freiberg, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Doutoranda em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. 

Publicado

2020-08-15

Como Citar

Prestes da Silveira, A., Prestes da Silveira, D., & Aline Freiberg, J. (2020). A DISCIPLINA DE PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR IV E AS POTENCIALIDADES DE UMA FEIRA DE CIÊNCIAS. Revista Missioneira, 22(1), 35-41. https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i1.187

Edição

Seção

Artigos Científicos