A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS

REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i1.122

Palavras-chave:

Anos Inicias. Educação Escolar. Leitura.

Resumo

O presente relato objetiva apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas em turmas do 1º ao 4º ano dos Anos Iniciais em uma escola do Município de Santo Ângelo/RS a partir da leitura e contação de histórias. Importa destacar que as experiências pedagógicas estão ancoradas em um projeto mais amplo, a saber, “Projeto de Leitura e Programa Tudo a Ler”, o mesmo é desenvolvido em várias escolas do município. Num primeiro momento, expomos elementos considerados imprescindíveis para se desenvolver o projeto na(s) escola(s); por conseguinte, apresentamos as experiências pedagógicas desenvolvidas nas respectivas turmas dos Anos Iniciais. Ademais, consideramos que o projeto é de extrema importância, uma vez que possibilita incitar os alunos na leitura, desenvolve a concentração, possibilita a abertura à imaginação, permite a constituição/construção da autonomia dos alunos. Contudo, seguramente o mais interessante de um projeto de leitura não é o fato de que ela nos “acrescente algo”, mas o fato de que ao nos entregarmos a ela, ela nos atravessa, e com isto, nos constitui humano, pertencentes ao mundo comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-08-15

Como Citar

Schütz, J. A. (2020). A LEITURA E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS. Revista Missioneira, 22(1), 55-68. https://doi.org/10.31512/missioneira.v22i1.122

Edição

Seção

Artigos Científicos