A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A PRÁTICA COLABORATIVA NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS INDUTORAS DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Nara Maria Holanda de Medeiros Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde/UNIFIP/Prefeitura Patos/Quixaba/Santa Luzia-PB
  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani USP
  • Evelyse dos Santos Lemos FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.439

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Aprendizagem Significativa, Educação em Saúde

Resumo

Este artigo discute a Formação em Saúde em uma perspectiva inovadora e provém de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, que avalia a concepção de discentes egressos do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde)  e Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) em relação a participação no processo ensino/aprendizagem/avaliação das instituições de ensino superior do Estado de São Paulo, Brasil. Fundamenta-se nas perspectivas da educação interprofissional, aprendizagem significativa, trabalho em equipe e práticas colaborativas. A abordagem com complexidade em saúde se faz necessário para qualificação da assistência à saúde e as formas uniprofissionais de atuação, de forma isolada, são insuficientes. A interdisciplinaridade e interprofissionalidade são estimuladas a fim de superar esse descompasso e visando a investigação dessa situação, aplicou-se instrumento tipo likert e perguntas abertas à 50 egressos dos Programas. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de competências para interprofissionalidade e atuação com crítica, através do reconhecimento dos princípios, conceitos, pressupostos e de ações conjuntas que estimularam reformas curriculares, contudo, prevalece a desigualdade de acesso aos Programas. Assim, esse artigo reforça a necessária interferência das Políticas Indutoras de Reorientação da Formação em Saúde para a qualificação dos processos formativos e assistenciais da saúde.

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

Holanda de Medeiros, N. M. ., Camargo Gonçalves Germani , A. C. ., & dos Santos Lemos, E. . (2021). A EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A PRÁTICA COLABORATIVA NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS INDUTORAS DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(2), 100-118. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.439

Edição

Seção

Artigos Científicos