ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO MÉTODO PEER INSTRUCTION: CONSTRUÇÃO DE UM PONTO DE REFERÊNCIA PARA O ESTUDO DE SUAS MODIFICAÇÕES E ADAPTAÇÕES PARA DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO

Autores

  • Felippe Percheron
  • Ana Amélia Petter UFRGS
  • Tobias Espinosa FURG
  • Ives Solano Araujo IF - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.435

Palavras-chave:

Peer Instruction, Organização Praxeológica, Organização do Método de Ensino, Teoria Antropológica do Didático

Resumo

Pesquisas na área de ensino têm apontando o Peer Instruction (PI) como o método ativo de ensino mais utilizado, aplicado em diferentes contextos educacionais e, consequentemente, sujeito a diversas modificações no seu processo de implementação. Tais modificações podem se fazer necessárias para viabilizar sua aplicação em contextos diferentes para os quais foi pensado, assim como podem descaracterizá-lo, impossibilitando que sejam alcançados os resultados de aprendizagem pretendidos. No presente artigo nos propomos a realizar um mapeamento das características práticas e teóricas do PI, buscando apresentar suas atividades e princípios de forma organizada e logicamente estruturada. Para tanto, partimos da perspectiva das Organizações Praxeológicas da Teoria Antropológica do Didático, utilizando a ferramenta analítica Organização do Método de Ensino, subdividindo a estrutura do PI em tipos de tarefa, técnicas e discursos tecnológicos. Tal análise pode contribuir com trabalhos de pesquisa e atividades de ensino que abordem o método, pois torna explícito seus componentes e aquilo que os sustenta, permitindo o estabelecimento de uma referência para avaliar modificações e adaptações no PI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Percheron , F. ., Petter, A. A. ., Espinosa, T. ., & Araujo, . I. S. . (2021). ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO MÉTODO PEER INSTRUCTION: CONSTRUÇÃO DE UM PONTO DE REFERÊNCIA PARA O ESTUDO DE SUAS MODIFICAÇÕES E ADAPTAÇÕES PARA DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC , 11(2), 36-52. https://doi.org/10.31512/encitec.v11i2.435

Edição

Seção

Artigos Científicos