Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

Serão aceitos para possível publicação textos científicos produzidos em português ou em espanhol, ambos com resumo em inglês, que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas ao Ensino de Ciências, Ensino de Matemática, Ensino de Tecnologias, Ensino de Saúde ou áreas afins.

Na avaliação dos artigos submetidos a ENCITEC são avaliados os seguintes aspectos:
- Coerência do título do trabalho com o seu conteúdo;
- Resumo com no máximo 200 palavras;
- Resumo incluir e descrever os aspectos fundamentais do trabalho;
- Tema ser relevante para as pesquisas na área de Ensino;
- Objetivos da pesquisa bem formulados;
- Fundamentação teórica adequada aos objetivos da pesquisa;
- Pesquisa mantêm um diálogo com trabalhos relevantes da literatura;
- Metodologia, instrumentos de coleta de dados e a(s) amostra(s) convenientes;
- Resultados, discussões e conclusões coerentemente interligados;
- Conclusões relevantes para a área de Ensino.

O texto deverá ser revisado por um profissional habilitado antes de ser submetido à revista.

A revisão do texto é de exclusiva responsabilidade do autor.

Caso seja identificado problema de escrita no texto submetido, o Comitê Editorial se reversa o direito de solicitar a revisão do mesmo, com custos arcados pelos autores.

São esperados textos com 10 a 20 páginas e nos seguintes formatos para publicação:

1) Artigos Científicos: Texto inédito oriundo de pesquisa científica na área de Ensino de Ciência e Tecnologia. Os dados devem ser originais e destinados exclusivamente para esta revista, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo.

2) Relato de experiência: Seção aberta para relatos de experiências de profissionais que atuam em Ensino de Ciências e Tecnologia em seus diversos desdobramentos, tanto formal quanto informal.

3) Produto Educacional: Seção dedicada à apresentação de produtos educacionais oriundos de atividades de pesquisa na área de Ensino de Ciências e Tecnologia.

4) Resenha: Espaço reservado para análise crítica sobre trabalho de autores vinculados à temática de Ensino de Ciências e Tecnologia.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A ENCITEC se reserva o direito de submeter todos os originais preliminarmente ao Corpo Editorial, que examina a adequação do trabalho à sua linha editorial. Posteriormente, os artigos são encaminhados para a apreciação sigilosa por pares (double blind peer-review). O Corpo Editorial e o Conselho Científico dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo, inclusive reapresentá-los aos autores, com sugestões para que sejam feitas alterações necessárias no texto e/ou para que os adaptem às normas editoriais da Revista. Nesse caso, o referido trabalho será reavaliado pelos consultores.

PERIODICIDADE

A ENCITEC, é um periódico quadrimestral, com publicação de suas edições no início de cada quadriênio, ou seja, janeiro, maio e setembro preferencialmente. 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

POLÍTICA DE TAXAS PARA PROCESSAMENTO DE ARTIGOS

Este periódico não cobra as seguintes taxas aos autores:

  1. Submissão de artigo: 0,00 (BRL)
  2. Não são cobradas taxas de submissão de artigo processamento: 0,00 (BRL)
  3. Não são cobradas taxas de processamento e publicação dos artigos

A revista não cobra taxas de autores e nem de leitores para os artigos submetidos.