NOVOS DIREITOS INDÍGENAS

APORTES AOS DIREITOS ORIGINÁRIOS A PARTIR DA HISTÓRIA, CULTURA E TERRITORIALIDADE GUARANI

Autores

  • Adriana Biller Aparicio Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v16i38.331

Palavras-chave:

Direitos indígenas. Novos direitos. Direitos territoriais Guarani. Direitos étnico-culturais. Instituto do Indigenato.

Resumo

O artigo busca refletir sobre os direitos territoriais indígenas a partir da mudança do paradigma assimilacionista para o respeito à diversidade étnico-cultural dos povos indígenas ocorrido nas décadas de 1980 e 1990 em diversas constituições latino-americanas. Por meio de metodologia indutiva e interdisciplinar propõe a análise dos fundamentos dos direitos territoriais indígenas a partir da história, cultura e territorialidade Guarani. Para tanto, apresenta os novos direitos indígenas e os direitos originários, fundamento jurídico clássico dos direitos territoriais indígenas. Após, aborda a categoria de análise “processos de territorialização” e apresenta o Povo Guarani, sua história, cultura e territorialidade para, ao final, articular a perspectiva jurídica e antropológica a partir da cosmovisão Guarani.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Biller Aparicio, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC).  Mestre em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha (UPO). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC). Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Fundadora do Grupo de Pesquisa em Antropologia Jurídica (GPAJU/UFSC). Membro do grupo de pesquisa Observatório de Justiça Ecológica (OJE/USFC). Orientadora Jurídica do Núcleo Maria da Penha da Universidade da Universidade Estadual de Maringá (NUMAPE/UEM). Membro do Grupo de Pesquisa Desafios do Estado Moderno no Século XXI (UEM). Professora da Universidade da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Publicado

2021-05-16

Como Citar

Aparicio, A. B. (2021). NOVOS DIREITOS INDÍGENAS: APORTES AOS DIREITOS ORIGINÁRIOS A PARTIR DA HISTÓRIA, CULTURA E TERRITORIALIDADE GUARANI. Revista Direitos Culturais, 16(38), 9-27. https://doi.org/10.20912/rdc.v16i38.331

Edição

Seção

Artigos