GÊNERO & DIREITOS CULTURAIS: ENSAIANDO CONEXÕES ENTRE MULHERES, ARTE E POLÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.215

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Teorias Feministas. Arte. Cultura.

Resumo

Neste trabalho será demonstrado um panorama em construção de reflexões acerca do binômio gênero e direito a fim de discutir resquícios dos modos cognoscentes positivistas, liberais e sexistas nos discursos e políticas ligadas à esfera jurídica. Posteriormente, adentra-se no território dos direitos culturais para recompor um papel pouco trabalhado pelo Estado, qual seja: a inclusão efetiva das mulheres nas artes e na vida cultural, tornando-as cidadãs desfrutantes dos impulsos emancipadores que as expressões artísticas podem proporcionar. A partir de uma investigação bibliográfica e das bases teóricas advindas dos movimentos feministas e da teoria crítica do direito, questionam-se as lacunas de representação ativa das mulheres nas artes e na cultura. O estudo, por fim, evidencia a necessidade de se investir na abertura desses espaços para a inserção das mulheres como protagonistas dos meios artísticos e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Hardt Schreiner, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lina Maria Brandão de Aras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (2009-2010). É Professora Associada III do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: Bahia, Rebeldias, Região, Literatura e Gênero.

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Hardt Schreiner, F., & Brandão de Aras, L. M. . (2020). GÊNERO & DIREITOS CULTURAIS: ENSAIANDO CONEXÕES ENTRE MULHERES, ARTE E POLÍTICA. Revista Direitos Culturais, 15(37), 235-253. https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.215

Edição

Seção

Artigos