A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O DIREITO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA SOB O ASPECTO FRATERNAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.212

Palavras-chave:

Direitos Fundamentais; Pessoas com Deficiência; Fraternidade.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo central discutir a questão da efetividade dos direitos fundamentais das pessoas com deficiência sob a ótica da fraternidade. Para a pesquisa, foi utilizada a metodologia dedutiva, por intermédio de levantamento bibliográfico de obras que tratam do tema, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a participação da sociedade no cenário da inclusão social das pessoas com deficiência sob o aspecto fraternal dos seres humanos. Justifica-se, assim, o presente estudo, tendo em vista a inegável importância da promoção da igualdade por intermédio dos direitos humanos. Concluiu-se que mesmo que os direitos das pessoas com deficiência encontrem regulamentação e promoção estatal, sua concretização não estará completa até a incorporação e a efetiva prática da fraternidade, a fazer com que a pessoa atue de maneira fraterna para com essas pessoas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Lúcio Garcez Calil, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Parnaíba, MS

Pós-doutorado (bolsista PDJ-CNPQ) e estágio pós-doutoral (bolsista PNPD-CAPES) pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (CEUB-ITE). Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo (Araçatuba-SP), aprovado com distinção. Especialista em Direito Público. Especialista em Direito Processual. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Professor Associado V da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba-MS, Brasil. 

Lafayette Pozzoli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Pós-Doutorado pela Universidade La Sapienza. Doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP, Brasil. 

Gislaene Martins, Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo, SP, Brasil

Mestre em Teoria do Estado e do Direito pelo UNIVEN-Marília. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Toledo. Advogada inscrita na 28ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, São José do Rio Preto-SP.

Publicado

2020-09-15

Como Citar

Garcez Calil, M. L., Pozzoli, L., & Martins, G. (2020). A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: O DIREITO COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA SOB O ASPECTO FRATERNAL. Revista Direitos Culturais, 15(37), 45-58. https://doi.org/10.20912/rdc.v15i37.212

Edição

Seção

Artigos